window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Homem e cavalo morrem após serem atacados por abelhas silvestres no interior do MA

O ataque foi dentro de uma plantação em uma propriedade rural no povoado Mineirinho, a 15 km da sede da cidade de Alto Alegre do Pindaré.

Um homem, identificado como Samuel Ferreira Ramos, de 49 anos, e seu cavalo foram mortos ao serem atacados por um enxame de abelhas silvestres neste domingo (25), em Alto Alegre do Pindaré, cidade a 307 km de São Luís.

Samuel era dono de uma propriedade rural no povoado Mineirinho, cerca de 15 km da sede do município, onde aconteceu o caso. Segundo informações, o homem estava recolhendo o gado para o curral junto do filho e de um amigo, que conseguiram fugir do ataque, quando se surpreenderam com o grupo de abelhas.

As pessoas que trabalhavam com Samuel afirmam que não sabiam da existência do enxame no local, já que ninguém da região trabalha com apicultura, que é a técnica de cultivar abelhas para extrair mel e outros derivados. As abelhas em questão, que atacaram Samuel, eram silvestres e não precisam de um trabalho específico para se instalarem nos locais.

O homem tentou se livrar dos insetos, correndo para dentro de um açude, mas não conseguiu escapar. Segundo testemunhas, ele ainda foi socorrido com vida e foi para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no caminho. O cavalo morreu no local do ataque.

É importante citar que nem todas as espécies de abelhas são violentas. As abelhas silvestres são conhecidas por serem muito violentas, principalmente no período de produção de mel, e estão presentes não só nas áreas rurais, mas também na zona urbana e doméstica. Mas por mais agressivas que pareçam ser, elas ainda têm um papel importante para a biodiversidade.

Por isso, ao se deparar com uma colmeia, o cidadão deve entrar em contato com o órgão da prefeitura de sua cidade responsável pelo controle de zoonoses.

Se as abelhas estiverem atacando pessoas, é preciso ligar imediatamente para os bombeiros e para o serviço médico local.

Atenção: Eliminar as colmeias por conta própria é considerado crime ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário