Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Caso do ovo de Páscoa envenenado: acusada também deve pagar mais de meio milhão em indenização aos pais das vítimas




Além de ser condenada a mais de 66 anos de prisão, Jordélia Pereira Barbosa, acusada de matar dois irmãos envenenados em Imperatriz, também foi condenada a pagar indenização por danos morais no valor de 100 salários mínimos (cerca de R$ 162,1 mil) a Mirian Lira Rocha, em razão do grande abalo físico e psíquico sofrido após o envenenamento e a internação em UTI, e de 400 salários mínimos (cerca de R$ 684,4 mil) aos genitores das duas vítimas fatais (pai e mãe), pela perda irreparável sofrida pela família.

De acordo com a acusação, a ré enviou um ovo de Páscoa acompanhado de uma mensagem afetiva, induzindo as vítimas a consumirem o alimento. A ação criminosa resultou na morte dos dois irmãos e deixou a mãe das crianças gravemente ferida.


Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que a acusada praticou tentativa de homicídio triplamente qualificado contra Mirian, por motivo torpe, uso de veneno e mediante dissimulação. Os jurados entenderam que a morte da vítima não ocorreu apenas em razão do rápido socorro médico prestado.


Em relação às duas crianças, os jurados reconheceram a prática de duplo homicídio quadruplamente qualificado. Segundo a decisão, a ré assumiu o risco de provocar a morte dos menores ao enviar o alimento envenenado à residência onde eles viviam com a mãe. Foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas terem menos de 14 anos.


O julgamento ocorreu na segunda-feira (22), mais de um ano após o caso que chocou Imperatriz e todo o Brasil. A pena total da acusada foi fixada em 66 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, em regime inicial fechado.


A pena individualizada foi de 14 anos, 9 meses e 25 dias pela tentativa de homicídio contra Mirian; 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Luiz Fernando; e 25 anos, 11 meses e 6 dias pela morte de Evilyn Fernanda.


O juiz manteve a prisão da condenada e negou o pedido para que ela recorresse em liberdade. Com a decisão, o cumprimento da pena terá início imediato, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre condenações impostas pelo Tribunal do Júri. A acusação foi conduzida pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida.


Policial do BOPE impede assalto e evita linchamento de suspeito em São José de Ribamar




Um policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) impediu uma ação criminosa na noite desta segunda-feira (22), na região da Vila Operária, em São José de Ribamar.


Segundo informações da Polícia Militar, o soldado Tassilio estava de folga e seguia para sua residência quando percebeu dois homens armados realizando um assalto contra um cidadão. Ao presenciar o crime, o policial se identificou e efetuou um disparo de advertência para interromper a ação e ordenar a rendição dos suspeitos.


De acordo com a corporação, um dos criminosos, que portava uma arma de fogo, conseguiu fugir em uma motocicleta Honda Bros de cor preta. Já o segundo suspeito, que estava armado com uma faca, acatou a ordem policial e se deitou no chão.

Durante a ocorrência, moradores se aproximaram e tentaram agredir o suspeito rendido. Para evitar um possível linchamento e garantir a integridade física do homem, o policial realizou um novo disparo de advertência, conseguindo dispersar os populares e controlar a situação.


As informações preliminares apontam que a dupla já havia praticado um roubo nas proximidades do bairro Tropical. Uma das vítimas acompanhava a movimentação dos suspeitos e, ao chegarem à Avenida Sobral, na Vila Operária, os criminosos teriam tentado intimidá-la novamente, momento em que ocorreu a intervenção do policial militar.


O suspeito detido foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar segue realizando diligências para localizar o segundo envolvido, que fugiu do local.

Desabamento em obra deixa dois trabalhadores feridos 

na Avenida dos Holandeses, em São Luís.



Dois trabalhadores ficaram feridos após o desabamento de uma estrutura em uma obra na tarde desta terça-feira (23), na Avenida dos Holandeses, no bairro Olho d’Água, em São Luís.


De acordo com informações preliminares, uma estrutura pré-moldada utilizada na construção cedeu, provocando a queda e atingindo os operários que trabalhavam no local.


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado para atender à ocorrência, juntamente com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A Defesa Civil Estadual também foi acionada, além do coordenador de operações e do oficial superior de dia da corporação.


Uma das vítimas, identificada como Walter Marciano Costa, de 65 anos, sofreu suspeita de fratura no fêmur da perna direita. Ele foi imobilizado pelos bombeiros e encaminhado pelo Samu ao Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão II). Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, os dois trabalhadores foram socorridos conscientes.


Além das equipes de resgate, agentes da Blitz Urbana estiveram no local para verificar a regularidade da obra. Durante a inspeção técnica, a Defesa Civil Municipal constatou que ainda há risco estrutural na área, com possibilidade de novos desabamentos.


Diante da situação, o órgão determinou a interdição total do canteiro de obras. Os trabalhos no local permanecerão suspensos até que sejam realizadas avaliações e adotadas medidas que garantam a segurança dos trabalhadores e dos pedestres que circulam pela região.


As causas do acidente ainda serão investigadas por meio de perícia técnica, que deverá apontar os fatores que levaram à falha da estrutura pré-moldada.