IV Festival Internacional de Folclore e Turismo tem parceria da Prefeitura de São Luís
Além da Unesco, realizam o Festival a Comissão Nacional de Folclore e Comissão Municipal de Folclore e Brilho da Ilha Produções. As secretarias de Estado de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social também são parcerias do evento que tem apoio do Shopping da Ilha, Livraria Amei e Valparaíso Acqua Park.
A programação inclui apresentações artísticas, seminários e palestras entre os grupos, promovendo o intercâmbio artístico e cultural entre os povos. "O festival é uma parceria da Prefeitura com secretarias estaduais e entidades privadas que fortalecem o rico folclore maranhense, pois faz esse intercâmbio com culturas de outras cidades e países. É muito importante iniciativas em que a sociedade civil e poder público fazem um esforço coletivo para a promoção de políticas culturais que garantam a manutenção e preservação das nossas manifestações culturais e de outros povos", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
São Luís sediará pela quarta vez o evento. O evento recebe as delegações internacionais de Cuba, Polônia, Estados Unidos, Paraguai e Colômbia e as delegações nacionais dos estados do Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e Maranhão, além da presença de 15 representantes da Unesco.
O Festival conta com a presença do diretor e organizador do seminário WAPA, Lairton Guedes; da representante do Conselho Internacional da Dança (CID), Marcela Hourqueble; presidente da Comissão Nacional de Folclore (CNF), Severino Vicente; representante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e presidente WAPA Secção Sudeste, Diego Dionizio; da folclorista e presidente da WAPA Secção Centro-Oeste, Marlei Sigrist; antropólogo e psicanalista Eduardo Benzatt; presidente WAPA Brasil Clerton Vieira, entre outros. O príncipe da família real sul-africana, Zolani Mikiva, acompanha a delegação.
Em 2014, São Luís recebeu pela primeira vez na Praça Maria Aragão 150 artistas entre as delegações internacionais e nacionais da Argentina, Colômbia e Estônia, Pará e Ceará. Participaram ainda do Festival mais de 25 grupos da cultura local, entre eles os mais importantes grupos de bumba boi do Maranhão.
No ano de 2015, as delegações internacionais do México, Estados Unidos, África do Sul, Itália e Peru e as delegações nacionais do Pará e Ceará, contribuíram para que São Luís fosse definitivamente incluída pela Unesco no roteiro dos grandes eventos internacionais de folclore no mundo.
Em 2016, 17 representantes de vários continentes estiveram em São Luís, para avaliar o Festival e estudar a possibilidade da extensão do evento à outras cidades do Maranhão, a exemplo de São José de Ribamar, que vai receber uma apresentação nesta edição de 2017.

Nenhum comentário:
Postar um comentário