Prefeitura realizou campanha de combate às hepatites virais
Para prevenir e detectar de forma precoce casos de hepatite entre a população, a Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a Campanha de Combate às Hepatites Virais. Durante todo o mês de julho as Unidades Básicas de Saúde, UBS, e no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, localizado na UBS Pitangueiras, estarão sendo desenvolvidas ações de prevenção às hepatites virais.
No local serão oferecidos testes rápidos para detecção das hepatites B e C, rodas de conversa na sala de espera para esclarecimento sobre a doença. Segundo o secretário municipal de saúde, Tiago Fernandes, a hepatite é considerada como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, e que pode se manifestar em diversos tipos e é preciso informação para poder combater.
“São pelo menos cinco tipos, A, B, C, D e E, e que a população precisa ter ciência da gravidade de cada um, se não identificada de forma precoce. Os tipos B e C, considerados os mais graves, têm transmissão por meio de contato com o sangue contaminado, sexo desprotegido e de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação”, alertou o secretário.
Ainda de acordo com Tiago Fernandes, a falta do conhecimento da existência da doença ainda é um grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer unidade de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário