window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

domingo, 3 de abril de 2022

DIA DO AUTISMO: A AMA DE RIBAMAR ESTÁ NA CAMPANHA COM O TEMA LUGAR DE AUTISTA É EM TODO LUGAR

Dia 02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo! Em 2007, a  ONU decretou todo 02 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo., quando vários cartões-postais do mundo iluminam-se de azul em prol da causa para chamar a atenção da sociedade ao tema.

O autismo, que  possui  o nome técnico oficial-Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição de saúde caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e  no comportamento restrito e  repetitivo. Atualmente, a ciência fala não só de um tipo de autismo, mas de muitos tipos diferentes, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.

   

 Em caso de suspeita é necessário consulta com um médico neuropediatra ou um psiquiatra da infância e da juventude.  Alguns sinais e sintomas acendem o alerta para o autismo, como: não manter contato visual por mais de 2 segundos; não atender quando chamado pelo nome; isolar-se ou não se interessar por outras crianças; alinhar objetos; ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise; não brincar com brinquedos de forma convencional; fazer movimentos repetitivos sem função aparente; não falar ou não fazer gestos para mostrar algo; repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função (ecolalia); não brincar de faz-de-conta.



    É importante a divulgação para que o tratamento seja iniciado! O diagnóstico  precoce é de suma importância, pois  quanto antes iniciem-se as intervenções, maiores são as possibilidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa com autismo. O tratamento envolve terapias interdisciplinares, ou seja, com profissionais  das áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros profissionais.



Sabedoras da importância do tema, mães de pessoas com autismo organizaram a  Associação de Amigos e Familiares das Pessoas com Autismo de São José de Ribamar e Região-AMA. O trabalho teve início com atividades psicomotoras e oficinas realizadas com parceiros do Espaço Pedro Henrique -TEA e Equipe Pura Alegria. Atualmente, está com sede  situada na rua signo de Touro,  no Residencial Nova Terra, em fase de acompanhamento as famílias de pessoas com autismo, realizando reuniões, atividades lúdicas, projetos empreendedorismo com apoio do Coworking IFMA e atendimento terapêutico com profissionais voluntários da Clínica Minds. A AMA tem feito campanhas para recebimento de doações que possam ajudar no seu funcionamento. Qualquer ajuda pode entrar em contato pelo número 9 8807 0247 ou no perfil do instagram da instituição. @ama.sjr


O longo do mês de abril serão realizadas ações, com parcerias  de profissionais, para sensibilização do autismo, dia 09 de abril as 15 h teremos um evento   no CDC de Nova Terra. O tema da campanha para o Dia Mundial do Autismo no ano 2022 é Lugar de autista é em todo lugar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário