Páginas


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Prefeitura inicia mega testagem de covid-19 em postos de saúde e nos terminais de integração


Estimativa é a de que as equipes realizem mil testes por dia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís iniciou, nesta segunda-feira (22), uma mega testagem contra a Covid-19, que segue até sexta-feira (26), com realização de exames nos terminais de integração da Praia Grande, Cohama, Distrito Industrial, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão, e nos centros de saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda), José Carlos Macieira (Sacavém), Laura Vasconcelos (Estiva), Olímpica I (Cidade Olímpica) e Centro de Saúde São Cristóvão (São Cristóvão), sempre das 8h às 17h.



“Esta ação da mega testagem tem como objetivo garantir o controle dos números da pandemia devido à flexibilização das medidas sanitárias, importante para mapearmos possíveis novos casos da doença, principalmente durante o fim do ano, quando se intensificam os encontros familiares”, diz o prefeito Eduardo Braide.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a maior oferta dos testes facilita ainda mais o controle epidemiológico contra a doença. Ele ressaltou que a estimativa é a de que as equipes realizem mil testes por dia.


“A gestão do prefeito Eduardo Braide é extremamente preocupada com o controle da pandemia, tanto que somos destaque na vacinação contra a Covid-19. A ação tem como objetivo realizar mil testes/dia com a perspectiva de dobrar esse quantitativo, reforçando este olhar especial para que a população esteja atenta a importância da manutenção dos protocolos sanitários e dos cuidados com a saúde, principalmente que as medidas estão mais flexíveis e que as festas de fim de ano estão chegando. Por isso, vamos seguir testando em massa nossa população, garantindo mais qualidade de vida para todos”, disse o gestor.


Testagem – Antes de iniciar a testagem, os pacientes passam por uma triagem para monitoramento do quadro clínico. A entrevista consiste na investigação de sintomas gripais tais como febre, dor no corpo, coriza e demais sintomas referentes à Covid-19, como desconforto ao respirar. Logo em seguida, o paciente é encaminhado para a área de testagem.

Dois tipos de testes estão sendo ofertados à população, o antígeno e o anticorpo. O teste de antígeno é realizado a partir do coletor swab (objeto estéril no nariz) inserido nas narinas do paciente. Em seguida, o material é colocado em um recipiente lacrado e algumas gotas de reagente são depositadas. O resultado sai em 15 minutos.


Já o método de anticorpos é realizado com a coleta de sangue do paciente, sendo possível identificar os anticorpos IgG e IgM com 99% de precisão a partir do 10º dia de sintomas. Nos casos positivos, a pessoa é orientada para imediatamente iniciar os procedimentos de isolamento e tratamento dos sintomas.

Bruna Argollo, de 22 anos, foi uma das pessoas testadas em um ponto instalado no Terminal de Integração da Praia Grande. Para a estudante, a descentralização da testagem é fundamental para o controle da pandemia. “Gostei bastante da iniciativa, principalmente pela facilidade de acesso aos testes, sendo realizados em um local público e com muito movimento. Por mim, esse serviço deveria ser ofertado sempre, a Prefeitura está de parabéns”.



A dona de casa, Eliene Amaral, de 37 anos, realizou seu teste contra a Covid-19 no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Silva, no Anjo da Guarda. Ela procurou o serviço após sentir febre e dor no corpo e aprovou o atendimento. “Fui muito bem atendida aqui no Clodomir Pinheiro. Procurei o serviço após me sentir mal e rapidamente fiz o teste. Acho que é muito importante a realização desse tipo de serviço, principalmente agora nas festas de fim de ano”, disse.

A aposentada Maria do Rosário, de 72 anos, fez o teste contra a Covid-19 pela quinta vez na rede pública municipal. “Todas as vezes em que tem a oferta deste teste ou a possibilidade de fazer, eu faço. Graças a Deus, todas as vezes deu o mesmo resultado, ou seja, sem o vírus”, afirmou.

Ações – A oferta de testagens contra a Covid-19 na rede pública da capital maranhense ocorre desde o início da pandemia. A partir de maio deste ano, vários pontos foram designados para o procedimento, com a ampliação do serviço. Em junho de 2021, por exemplo, mais de 11 mil testes foram realizados em vários pontos da cidade.



Além da testagem, a Semus também disponibiliza diariamente a vacinação contra a Covid-19 em seis pontos, sendo dois na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro Municipal de Vacinação, no Sebrae (Cohafuma), Ceuma (Renascença) e Maracanã (Zona Rural).

A mega testagem faz parte da política de prevenção do prefeito Eduardo Braide, com base em diálogo com o Ministério da Saúde que, em setembro deste ano, encaminhou 2,4 milhões de testes para a capital e outros municípios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário