window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sexta-feira, 28 de maio de 2021

 

Vereador Cícero da Matinha pede revitalização de praça, academia ao ar livre e quadra poliesportiva na Quinta em São José de Ribamar 


O vereador Cícero da Matinha (PSB) apresentou Indicação nº 353/2021 pedindo à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) que encaminhe oficio ao prefeito Júlio Matos – Dr. Julinho (PL), solicitando que determine a Secretaria Municipal de Recuperação e Manutenção da Malha Viária, Prédios e Logradouros Públicos (Semmav), a revitalização do Viva da Quinta, sendo no mesmo implantada uma academia ao ar livre, um playground e uma quadra poliesportiva, localizada na Rua Presoeira, daquela comunidade.

Segundo o parlamentar, o objetivo é oferecer mais uma opção de lazer para a comunidade local. O líder do PSB na Casa afirmou ainda que essas academias são importantes, pois tem por objetivo facilitar o acesso aos equipamentos de ginástica com uso livre e gratuito, incentivando a prática de atividade física por pessoas de todas as idades, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.

SAIBA MAIS

Academia ao ar livre (também abreviada como AAL) são instalações de aparelhos de musculação e exercícios físicos implantados em espaços públicos, como em praças e parques. Constituem uma espécie de playground, porém, na maior parte das vezes voltado para o público acima de 12 anos de idade.

São notadas em diversas partes do mundo. Na China, por exemplo, foram popularizadas durante a campanha para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, reservando 20 000 000 m² de academias ao ar livre por todo o país com objetivo de incentivar a prática de esportes. Nos Estados Unidos e na Europa são similares às “trilhas fitness”, que se popularizaram entre as décadas de 1960 e 70.

Foram difundidas no Brasil através do Programa Brasil Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde em 2005, mas seguindo uma proposta originada em Porto Alegre em 1926, com a criação da “praça de esporte e recreação”. Posteriormente, houve um projeto semelhante com a criação do Movimento Esporte para Todos em 1960, multiplicando os conjuntos. Normalmente contam com equipamentos de surfe, remo, alongador, rotação vertical e dupla diagonal, pressão de pernas, multiexercitador, esqui e simulador de caminhada e cavalgada.

As instalações iniciadas em 2005 são parte das ações previstas pela Estratégia Global de Alimentação e Atividade Física, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. Houve uma remodelação dos aparelhos, incluindo o layout e o uso de cores vibrantes como estratégias para incentivar seu uso, sendo apontados pelos profissionais da saúde como eficientes para trabalhar a força muscular e as articulações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário