segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Prefeito Edivaldo avança com obras na região Cohab Anil e Alemanha e moradores apontam melhorias com nova pavimentação

Por meio do programa São Luís em Obras, prefeito Edivaldo garante mais mobilidade, segurança viária e qualidade de vida  para população da capital

O programa São Luís em Obras tem impactado positivamente na vida de moradores de bairros que recebem serviços de pavimentação. Na área da Alemanha e na região da Cohab Anil III, os trabalhos estão adiantados e a população já celebra as melhorias que chegam com os serviços. Uma iniciativa do prefeito Edivaldo, o São Luís em Obras contempla, além da infraestrutura em bairros, reforma de espaços públicos como praças, mercados, unidades de saúde, escolas, entre outros. Os serviços de asfaltamento, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), visam garantir mobilidade, segurança viária e mais qualidade de vida  para a população.
“Estamos avançando em todas as frentes do programa São Luís em Obras. Trabalhando, inclusive, em feriados e fins de semana. Além do asfaltamento, há também a reforma de mercados, praças, unidades de saúde e de educação, assim como a requalificação de vários locais do Centro Histórico como a Praça da Bíblia e o Parque do Bom Menino. A cada semana iniciamos uma nova frente de serviço e chegamos a mais bairros”, destacou o prefeito Edivaldo.
No bairro Alemanha, o comerciante Cláudio Roberto Mendes dos Santos, morador da região há 50 anos, aprovou a pavimentação. “Não tem coisa melhor esse asfalto aqui na rua. Bom para motorista e pedestres”, apontou, referindo-se à Rua Carlos Macieira, uma via de acesso à Avenida dos Franceses e bastante utilizada pelos motoristas para fugir de congestionamentos.
“Antes tinha muita poeira e buracos nessas ruas, mas agora o asfalto chegou e deixou tudo bem melhor”, disse a microempresária Maria Isabel Sá, apostando na melhor acessibilidade e mobilidade para alavancar as vendas de fim de ano. Isabel atua no ramo de papelaria, um pequeno negócio que ela deu início no bairro há cerca de 10 meses, na Rua Carlos Macieira, depois de trabalhar por muitos anos no comércio e decidir-se pelo empreendedorismo.
Morador do bairro Alemanha há cerca de 50 anos, desde que as primeiras casas foram entregues à população, Ismael Avelar, da Rua Nhozinho Nogueira, também gostou da pavimentação. “Este é o melhor serviço feito nos últimos 20 anos, um trabalho de primeira qualidade, que vai certamente valorizar os imóveis da região”, destacou.
Na área serão pavimentados cerca de quatro quilômetros de vias. O serviço teve início semana passada pela Avenida Dom José Delgado que tem grande fluxo de pessoas e veículos por causa das residências, da atividade comercial e por ser o endereço de três grandes escolas, duas da rede municipal. O trabalho já foi concluído em cinco ruas do bairro.
Vale lembrar que, no bairro Alemanha, além de asfaltamento, a Prefeitura de São Luís está reformando o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), uma obra que inclui melhorias na parte elétrica, hidrossanitária, pintura, piso e forro em todos os oito consultórios.
“Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos executando asfaltamento em diversos bairros da capital. Na Alemanha iniciamos os serviços pela avenida principal  e seguimos avançando para outras vias importantes do bairro. É um trabalhando intenso que vai garantir a valorização dos logradouros, a mobilidade para veículos, transporte público e pedestres, e mais qualidade vida para os moradores”, disse o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.
COHAB ANIL
Com a pavimentação das ruas da região Cohab Anil III, os moradores do local já comentam as melhorias advindas da obra. “Está uma maravilha. A rua está um tapete”, disse Zeuda Maria de Sousa Marques, que há 35 anos mora na Rua 1, Parque Irapoã, uma via de ligação entre a Cohab Anil e a área conhecida como Planalto Pingão.
“Esta é a segunda melhoria que está sendo feita na rua desde que vim morar nesta região. Estão caprichando no asfalto e isso é importante porque aqui passa uma forte enxurrada na época da chuva e também porque o tráfego é intenso nesta rua, que serve de via de fuga para o congestionamento que acontece na Forquilha”, afirmou Manoel Morais, que mora na Rua 1 há cerca de 15 anos.
Segundo moradores da região, a Rua 1 da Cohab Anil III, que foi totalmente pavimentada pela Prefeitura de São Luís, é uma via de ligação e via alternativa à Avenida Jerônimo de Albuquerque para vários bairros como Anil, Planalto Anil, Planalto Pingão e até para motoristas que se direcionam para o São Cristóvão e tentam escapar do trânsito lento, na hora do rush, nas grandes avenidas. “Tinha muito buraco nas ruas do bairro e agora melhorou bastante”, apontou Jorge Leonardo Bosaipo, servidor público federal que mora no Planalto Anil IV há cerca de 35 anos.
Assim como nos bairros Alemanha e Cohab, as ações do programa São Luís em Obras já alcançaram Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão, polo Cohatrac, Planalto Anil II e Parque Aurora. Na região da Cohab estão recebendo obras o Conjunto Jardim de Fátima e Cohab Anil. Os bairros Cohajap, Bela Vista, São Francisco e Ilhinha também já estão recebendo novo asfaltamento. Os serviços seguem também na Avenida Guajajaras.
SÃO LUÍS EM OBRAS
O programa São Luís em Obras inclui ainda outras áreas. Na saúde são 18 unidades, sendo 11 da atenção primária e sete de maior porte serão reformadas. Além do Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha, já estão em obras o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab; a reforma do setor de clínica cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I, entre outras.
Também seguem em andamento as obras de reforma dos mercados das Tulhas, da Cohab e do Coroadinho; da Casa de Passagem; a construção de quatro Ecopontos e dois galpões de triagem de materiais recicláveis; a construção da Creche da Cidade Operária; requalificação da Fonte das Pedras e a reforma total do Estádio Nhozinho Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário