Blog Maramais
A ex-prefeita de Anapurus, Cleomaltina Moreira Monteles, conhecida como Tina Monteles, que cumpre pena de 5 anos e 10 meses, em prisão domiciliar desde outubro de 2017, voltou a debochar da Justiça do Maranhão.
Desta vez, a ex-prefeita que está proibida de circular por Chapadinha após descumprir decisão judicial inicial, foi flagrada em diversas boutiques e em uma Clínica de Estética de Chapadinha.
Condenada por dispensa ilegal de licitação durante o período que governou o município e instalou o caos administrativo na cidade, Tina já havia sido punida por descumprir decisão judicial, após denuncias de moradores de Anapurus, em 2018.
Naquele ano, apesar de condenada,Tina Monteles teve direito a muitas regalias em sua prisão domiciliar, como, por exemplo, frequentar livremente as cidades de Anapurus, Mata Roma, Chapadinha e São Luís no horário compreendido entre as 5h às 23h, sendo que o sábado era livre para a ex-prefeita.
Mesmo com todas essas regalias, a ex-prefeita descumpria constantemente as condições impostas na sentença, sendo flagrada diversas vezes em festas e eventos em diversas cidades e horários não permitidos.
A certeza de impunidade era tão grande por parte da ex-prefeita, que teria participou ativamente da campanha política de 2018, pedindo votos para o seu aliado político, o Deputado Estadual Paulo Neto, tendo realizado comícios e reuniões em sua residência de Anapurus.
Vale lembrar que, como é condenada penalmente, não poderia jamais participar de eventos políticos, já que está com os seus direitos políticos suspensos.
Diante desses constantes descumprimentos, Tina Monteles foi denunciada pela população de Anapurus, e em uma audiência no dia 21 de novembro de 2018, teve cortadas boa parte de suas mordomias e impostas condições mais severas.
A ex-prefeita perdeu o direito de transitar por Mata Roma, Chapadinha e São Luís e passou a ser obrigada a se recolher das 21h às 8h, além de ser proibida de frequentar locais públicos e realizar ou participar de eventos políticos.
Mas isso não foi o bastante para ex-gestora sossegar e passar a cumprir fielmente sua pena.
Como dá pra ver nas imagens, Tina Monteles anda calmamente, no dia 07 de novembro de 2019, pelo centro de Chapadinha, em plena luz do dia e em horário de grande circulação de pessoas e veículos.
Como se vê, o comportamento é sempre o mesmo: a apenada chega em seu veículo com motorista, desce do carro e entra em várias lojas, sem ser importunada por ninguém. Passa o dia inteiro fazendo compras e, a única preocupação que tem antes de sair das lojas é mandar a senhora que lhe acompanha, provavelmente alguma funcionária, sair primeiro e verificar se está tudo “liberado”.
Em outras oportunidades, a apenada fora flagrada na Clínica de Estética Amanda Cuello, também na cidade de Chapadinha, para onde vai fazer procedimentos de beleza.
Mesmo com todas essas mordomias e descumprindo constantemente as ordens judiciais, Tina, através dos seus advogados, protocolou pedido de indulto para ter sua pena extinta.
Resta então confiar na Justiça e esperar que o Ministério Público tome as providências que o caso requer.
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.