Será que ele vai para Nova York no Maranhão ?
Após ter o visto revogado nos Estados Unidos, ministro Barroso curte fim de semana no povoado de Atins, no Maranhão
Na última sexta-feira (18), Rubio anunciou, por meio do X (antigo Twitter), a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes e de outros sete magistrados do STF. Rubio citou o ex-presidente Donald Trump, afirmando que o governo americano “vai responsabilizar estrangeiros responsáveis pela censura à expressão protegida nos Estados Unidos”.
Além de Moraes, também tiveram os vistos cancelados Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes. A Casa Branca justificou a medida afirmando que os atingidos se enquadram em situações que “possivelmente teriam consequências adversas e graves para a política externa dos EUA”.
Por outro lado, os ministros André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não foram incluídos na lista de sanções. Mendonça e Nunes Marques foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto Fux tem se posicionado em questões envolvendo acusações de tentativa de golpe no país.
Os ministros afetados têm sido alvo de críticas por parte de bolsonaristas, que os acusam de agir contra o ex-presidente. Além disso, esse grupo votou a favor de alterações nas regras de responsabilização das plataformas digitais, tema que tem causado atritos com o governo Trump.
A ministra das Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, classificou a decisão americana como uma “afronta” ao Poder Judiciário brasileiro e à soberania nacional.
Até o momento, o STF não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário