window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Com presença na propaganda e nos debates, Fábio ganha força como terceira via em São Luís

Na busca por furar a polarização entre Eduardo Braide e Duarte Júnior, candidato do PDT leva vantagem sobre Wellington do Curso e Dr. Yglésio, que ficarão fora do horário eleitoral e, provavelmente, dos principais debates

A princípio, apenas cinco candidatos devem participar do principal debate das eleições 2024 em São Luís, o da TV Mirante/Globo, em 3 de outubro; são eles: Eduardo Braide (PSD), Duarte Júnior (PSB), Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade) e Franklin Douglas (Psol).

Para conseguir entrar neste clube, os candidatos Saulo Arcangelli (PSTU), Wellington do Curso (Novo) e Dr. Yglésio (PRTB) precisarão alcançar pelo menos 5% de intenções de votos nas pesquisas do Instituto Quaest, usadas como base pela Mirante.

Esta situação dá a Fábio Câmara a condição de terceira via na disputa em São Luís.

Por questões estruturais e políticas, é ele – e não Flávia Alves ou Franklin Douglas – quem reúne os fatores para furar a bolha da polarização entre Braide e Duarte.

A última pesquisa do Instituto DataIlha trouxe em seus recortes um dado importante para embasar esta análise: Fábio já aparece em terceiro lugar na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem votará sem olhar nomes de qualquer candidato. (Veja o quadro acima)

Este é um dado significativo.

O PDT entrou nestas eleições municipais em vias de esvaziamento na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa; coube a Fábio incluí-lo no debate, mesmo diante de duas máquinas poderosas: a do governo e a da prefeitura, cada uma embalando seus candidatos. 

Seu desafio agora – e as circunstâncias eleitorais dão as condições para isso – é quebrar esta polarização e consolidar, pelo menos, a confirmação de um segundo turno na capital maranhense, com chances de estar nele.

 Feito isso, o PDT já sairá destas eleições bem maior do que entrou…

Nenhum comentário:

Postar um comentário