window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Navio mercante é desencalhado em São Luís

O Forte São Felipe/Manaus estava encalhado na Baía de São Marcos desde o último sábado.

O navio Forte de São Felipe foi desencalhado na noite desta quinta-feira (22) na Baía de São Marcos, em São Luís. No último sábado (17), o navio mercante havia encalhado no canal que dá acesso ao terminal da Alumar, e a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informou que a retirada do navio somente seria realizada mediante a um plano de desencalho, que deveria ser aprovado pela Marinha.

Carregado de toneladas de bauxita, o navio iria ser descarregado no Porto da Alumar. Inicialmente, havia a suspeita de vazamento de óleo, o que resultaria em graves danos ambientais. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) afirmou que até o última segunda-feira, não havia registros de vazamentos de carga ou combustível do navio.

Relembre

No sábado (17), o navio mercante carregado, com 22 mil toneladas de bauxita São Felipe/Manaus encalhou no canal que dá acesso ao porto da Alumar, em São Luís. Na madrugada do domingo (18), a Capitania dos Portos autorizou a ida de seis rebocadores para o desencalhe, mas a operação não teve sucesso.

Por conta da demora no desencalhe, havia a preocupação de danos ambientais e acidentes envolvendo outras embarcações. Autoridades na defesa do Meio Ambiente emitiram uma nota e divulgaram um alerta como um  “Aviso aos Navegantes”, informando a posição do navio e destacando o risco à navegação na área.

A Capitania dos Portos do Maranhão exigiu um plano de desencalhe por parte do responsável pelo Forte São Felipe. Na noite desta quinta-feira, o navio foi desencalhado.

Veja o vídeo que mostra o canal onde o navio estava encalhado no Porto da Alumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário