window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Ministro Juscelino Filho inaugura novo CRC no Maranhão


O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, inaugurou, nesta segunda-feira (30), o novo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São Luís (MA). O espaço é uma parceria do Ministério das Comunicações (MCom) com o IFMA, no âmbito do programa Computadores para Inclusão.

A unidade maranhense é a 19º no Brasil e permitirá a formação de jovens e adultos em cursos de Tecnologia da informação e comunicação, além de possibilitar a doação de equipamentos de informática para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PID) e o tratamento de resíduos eletrônicos.

“O desafio inicial desse centro que nós estamos inaugurando hoje é fazer o recondicionamento de 1 mil computadores e formar 2 mil jovens e adultos nesta unidade nos próximos dois anos. Este é um importante projeto que o Ministério das Comunicações entrega para a população de São Luís”, destacou o ministro.


Juscelino Filho também falou sobre os próximos CRCs que serão inaugurados. “Ainda esse ano nós vamos ter o 20º CRC, que será entregue no estado de Sergipe, também com o Instituto Federal do Estado de Sergipe. Vamos fechar 2023 com 20 centros de recondicionamento, e buscar, em 2024, ampliar mais ainda esse programa pelo Brasil com novos CRCs. Temos muitos desafios e enxergamos o potencial e a importância que esse programa tem em fazer a diferença na vida das pessoas.”

Em seguida, Juscelino Filho visitou o Centro de Ensino Professora Janilde Silva de Aquino, onde fez a inauguração de um novo Ponto de Inclusão Digital. “O presidente Lula nos deu a missão de construir um ambiente para a escola pública que seja igual ao da escola particular. Um ambiente digital, com internet, com equipamentos, com conteúdo pedagógico, para que essas crianças e jovens possam ter o mesmo acesso à educação. Se a gente tiver um meio educacional funcionando bem, de qualidade, vocês vão ter acesso a tudo que vocês desejarem”, enfatizou o ministro. Os equipamentos irão proporcionar mais conectividade a 392 estudantes da escola estadual.

Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos e para a realização de cursos e oficinas. Além da capacitação, os CRCs recebem resíduos eletrônicos descartados para aproveitar as peças na montagem de novos computadores que, por sua vez, são doados para criação dos Pontos de Inclusão Digital (PID).

Fotos: Kayo Sousa

Texto: Zeca Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário