window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Presidente da Câmara de São José de Ribamar prestigia inauguração da nova sede do 2º Juizado Especial

A inauguração da nova sede do 2º Juizado Especial Cível e Criminal do Termo Judiciário de São José de Ribamar, da Comarca da Ilha de São Luís, reuniu representantes dos três poderes do Estado e do município, na última segunda-feira, 29/8. A presidente da Câmara Ribamarense, vereadora Francimar Jacintho (PL), participou da cerimônia ao lado do desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, chefe do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Francimar Jacintho destacou a importância da moderna unidade para atender a população do terceiro maior município do Maranhão. Ela disse que investimentos como estes têm produzido resultados positivos em todo o Estado. “Os beneficiários desse investimento são os usuários dos serviços judiciários, os servidores e toda a população. Investimentos como este melhoram todo o sistema que opera a justiça no Estado”, frisou.

A chefe do Legislativo riabamrense também destacou o trabalho do desembargador Paulo Velten à frente do Tribunal de Justiça, dizendo que ele exerce uma liderança forte e nítida para todos. “O Dr. Paulo Velten, que já teve uma excelente experiência como governador interino, está de parabéns. Considero que o sistema judiciário é um dos mais importantes pilares para o aperfeiçoamento da democracia, com extrema relevância para o desenvolvimento social do país”, completou.

 A unidade, que conta com um acervo de 2.375 processos, atende 28 bairros do município com a terceira maior população maranhense, estimada em mais de 180 mil habitantes, segundo o IBGE.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, destacou a importância da unidade num cenário de retomada das atividades presenciais, com as ferramentas da tecnologia disponíveis para aprimorar o serviço da Justiça. A nova sede está localizada na Avenida Conselheiro Hilton Rodrigues (MA-203), nº 5, Edifício Bacuri Center, 2º piso, no Araçagi.


MAIS PERTO

O juiz Antônio Agenor Gomes explicou que a unidade que agrega 28 bairros atende a uma demanda crescente de processos em São José de Ribamar, notadamente as ações de condomínios, de execução judicial e de cobrança, em razão do crescimento do município. Qualificou de privilégio presenciar a mudança, para que o jurisdicionado fique mais perto. “O Juizado aproximou muito mais a Justiça do cidadão”, frisou.

O desembargador Froz Sobrinho ratificou o entendimento do juiz, ao ressaltar que o Juizado representa a proximidade da Justiça com o cidadão, e elogiou a localização e instalações da unidade, que dispõe de sete ambientes e equipamentos modernos. “O desembargador Velten tem feito um empreendimento muito grande neste sentido, de investirmos não só no prédio moderno, mas no sistema de acesso moderno”, acrescentou.

Na sequência, o desembargador Marcelino Everton lembrou da legislação própria dos juizados, que dá mais agilidade e celeridade aos serviços prestados aos cidadãos. “O mais importante no juizado é a tentativa de conciliação”, resumiu.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, homenageou toda a magistratura na pessoa do desembargador Paulo Velten e contou que a Procuradoria Geral de Justiça criou sete promotorias distritais na capital, a exemplo do objetivo do Judiciário, de se aproximar do cidadão. “Essa inovação, essa rapidez com que a Justiça tem cuidado do nosso povo é que é muito bom para a gente”, elogiou.


O presidente do TJMA entende que o sistema de Justiça vive o seu melhor momento, mas ressaltou que isso se deve também ao trabalho realizado, há muitos anos, por outras gestões e colegas do Tribunal, que trabalharam com afinco pelo aprimoramento da instituição e junto com o Poder Judiciário, e por instituições parceiras, como o Ministério Público, que tem à frente atualmente o procurador-geral Eduardo Nicolau.

O desembargador destacou o cenário de transformação digital dos serviços. “Essa transformação digital se dá, não para o nosso conforto pessoal: não é para o conforto dos juízes, não é para o conforto dos servidores, é para o melhor atendimento da sociedade”.

Para Paulo Velten, essa evolução passa também pela mudança de atitude no atendimento presencial à população. “Receber bem as pessoas, com alegria, prestar serviço com entusiasmo, fazer o bem pelo só fato de que isso é o correto e é o bem a ser feito. Essa deve ser a nossa mensagem diária”.

Também participaram da inauguração os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos Filho, Júlio Praseres, João Francisco Gonçalves Rocha, Luiz Carlos Licar Pereira, Marcelo Libério, Fernando Mendonça e a juíza Teresa Mendes; o vereador por São José de Ribamar, Aldiran Guerreiro (PDT); o comandante do Cepan Norte, tenente-coronel Roberto Filho; o delegado da Polícia Civil, Walter Wanderlei, advogados(as) e servidores(as) da casa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário