Imperatriz após enchente
Famílias desabrigadas após enchente voltam para suas casas em Imperatriz, no MA
Forte da TV Mirante |
Famílias impactadas pela enchente no Rio Tocantins deixaram na manhã desta terça-feira (25), os abrigos improvisados em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís. O rio apresentou uma tendência de diminuição em seu volume, com cinco metros acima de zero. O índice é considerado normal neste período do ano.
Mais de dez locais foram improvisados para receber em torno de 400 famílias, então desabrigadas durante as cheias. Quadras de esporte, salas de escolas e igrejas foram alguns dos espaços improvisados para receber mais de mil pessoas, entre adultos, idosos e crianças.
A Defesa Civil de Imperatriz organizou o deslocamento para as áreas de menor risco, monitorando também o índice pluviométrico da região, durante as cheias, para diminuir riscos à população.
Nas condições atuais, de acordo com o órgão, a maioria das famílias já pode retornar às suas residências.
Outras famílias, porém, terão de aguardar um pouco mais a volta pra casa. A dona de casa, Francisca Lima de Oliveira, é mãe de seis filhos e aguarda energia elétrica para sair em definitivo de um dos abrigos.
“Eu e as outras famílias que ficamos pra cá resolvemos não voltar pra casa pelo fato de ainda não ter energia (elétrica). A energia foi religada, mas não está passando pra todas as casas”, disse a dona de casa.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão (SEDES) afirmou que vai assistir aos desalojados que enfrentam problemas para o retorno em definitivo aos seus lares.
“Como são mais de mil casas, acaba que demora um pouco as vistorias. Algumas casas de madeira, propensas a cair, nós já interditamos”, explicou Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil.
Por g1-MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário