É #FAKE declaração atribuída a Lula em reunião com líderes de religiões de matriz africana
Edição do vídeo faz parecer que Lula diz estar falando com o demônio e estar sendo tomado por ele. No entanto, a versão completa do vídeo original mostra que, ao mencionar essas palavras, Lula se refere ao que oposicionistas dizem dele nas redes sociais.
O vídeo que atribui a declaração falsa a Lula foi editado para fazer parecer que o ex-presidente fez tal afirmação.
A peça falsa tem cortes abruptos e tomou por base um vídeo real, verdadeiro, de um encontro entre Lula e líderes do movimento negro em Salvador, na Bahia, em agosto de 2021.
A edição falsa atribui a Lula a seguinte declaração: "Eu, ontem, quando cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um Xangô. Tenho relação com o demônio. Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim."
Uma legenda sobre o vídeo falso diz: "Marque seu pastor/padre/rabino nos comentários. Lula: 'Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim'. Envie este vídeo a sua liderança religiosa e pergunte o que ela pensa disso. A guerra é também espiritual".
Outra versão da legenda falsa que acompanha o video diz: "Lula disse que conversa com o demônio e que o demônio está com ele. Assista com atenção!".
O vídeo verdadeiro, no entanto, mostra que Lula afirma, aos 1:58:19: "Eu, ontem, quando eu cheguei, as mulheres no palco jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um Xangô e nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim."
Em outro trecho do vídeo falso é atribuída a Lula a frase: "As religiões de matriz africana serão tratadas com a maior decência, com o maior respeito, é a nossa fé, a nossa crença".
No vídeo original, a partir de 1:59:05, Lula diz que é católico e que vai respeitar todas as religiões. "Eu, como cidadão brasileiro, tenho a minha religião. Todo mundo sabe que sou católico. Mas, enquanto candidato, ou enquanto presidente da República, todas as religiões desse país, inclusive as religiões de matriz africana, serão tratadas com a maior decência, com o maior respeito. E eu jamais enquanto governo irei permitir o autoritarismo de uma religião sobre a outra. Se tem uma coisa que a gente tem que respeitar é a profissão de fé das pessoas, é o comportamento da espiritualidade de cada um de nós, é a nossa fé e a nossa crença."
A assessoria de Lula afirma que a mensagem é falsa e que a fake news é "revoltante".
O mesmo evento já gerou outra mensagem falsa antes. O Fato ou Fake desmentiu que um garoto fez discurso elogiando Bolsonaro em frente a Lula. Trechos do discurso do menino foram suprimidos para dar sentido inverso ao que foi dito. Na verdade, ele fez críticas ao atual presidente, classificando-o de "racista" e "genocida".
Veja o vídeo da polêmica com Lula
Por g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário