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sexta-feira, 22 de março de 2019

Falta de cuidador impede que criança com Síndrome de Down frequente escola


Uma mãe denunciou o descaso que vem sofrendo desde 2018 em Picos. A mulher relata que seu filho, portador da Síndrome de Down, enfrenta dificuldades para frequentar a escola. Segundo ela, já faz duas semanas que ele não assisti aula. As informações são do Picos40Graus. 
    Foto: Picos40Graus
Ivanilda Rocha, mãe do pequeno Luan de apenas 08 anos, enfrenta desde o ano passado, dificuldades para que seu filho, que é portador da síndrome, tenha acesso à educação. Este ano, a criança está há duas semanas sem ir para a escola, por falta de um auxiliar em sua classe.
“Não tem como o Luan ir para a escola sem um auxiliar, uma vez que já existem quatro crianças especiais em sua turma. Procurei a secretaria de educação de Picos várias vezes, mas nada foi resolvido. Meu filho sente falta da escola e dos amiguinhos de classe”, disse a genitora.
Ivanilda disse ainda que não é a primeira vez que enfrenta o problema. No segundo semestre do ano passado, por não ter um profissional para auxiliar a classe em que ele estava, a criança teve que abandonar a escola antes que terminasse o ano letivo.
Luan está matriculado na escola Francisco Santos e cursa a primeira série. A sua mãe afirma que a rede municipal de ensino atualmente não está preparada para receber crianças especiais.
“As autoridades deveriam olhar mais para as crianças especiais e preparar profissionais para atendê-las. Já cansei de ir na secretaria e escutar sempre a mesma ladainha. Ter mais amor com elas, não queria que meu filho ficasse jogado, queria que os profissionais tivessem mais carinho e profissionalismo, ensinando-os da mesma forma que os outros coleguinhas”, solicitou Ivanilda.
    Foto: Picos40Graus
Dia Mundial da Síndrome de Down  
Nessa quinta-feira, 21 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down em alusão a condição causada pela presença de um cromossomo a mais nas células. A data foi criada para lembrar à população: que todos têm capacidade.
A educação inclusiva é lei no Brasil desde julho de 2015, com a instituição do Estatuto da Pessoa com Deficiência. A mesma tem o poder de criar laços e derrubar o preconceito.

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