Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Bolsonaro leva facada em atentado durante campanha em Juiz de Fora

Suspeito de atentado contra candidato foi preso; presidenciável foi atingido no intestino, passou por uma operação e se recupera na UTI, com quadro estável

Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, foi esfaqueadodurante um ato de campanha em Juiz de Fora, em Minas Gerais na tarde desta quinta-feira, 6. O presidenciável foi atingido no abdômen e, levado para a Santa Casa de Misericórdia da cidade mineira, passou por uma cirurgia de cerca de quatro horas. Segundo a equipe médica que operou o candidato à Presidência, ele sofreu lesões nos intestinos delgado e grosso. O quadro dele é “grave, mas estável”. O suspeito do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, foi preso e está custodiado em uma delegacia da Polícia Federal.
Após a operação, Jair Bolsonaro foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Ele já retomou a consciência e recebeu familiares e assessores. Os médicos esperam que ele passe pelo menos de sete a dez dias internado. Uma transferência ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, foi solicitada pela família do presidenciável e será analisada nas próximas horas, quando uma equipe do hospital paulistano chegará a Juiz de Fora.
Guilherme Venaglia09/06/201817:25
O que se sabe até agora
O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, foi atingido por uma faca durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).
O suspeito é Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos. Nas redes sociais, Adélio fez publicações críticas ao deputado federal. Ele foi preso em flagrante e foi instaurado inquérito policial.
Segundo os filhos do presidenciável, o corte é “superficial”, mas o fígado foi atingido e ele será submetido a uma laparotomia, informaram os parentes à GloboNews. A emissora também mostrou uma imagem que mostra o presidenciável em uma maca, atingido por uma equipe médica.
Vídeos mostram o momento em que ele foi atingido. Veja, abaixo, um deles, publicado pela página Direita Juiz de Fora no Facebook.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201817:30
Homem suspeitou de esfaquear o candidato Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira, foi filiado durante sete anos ao PSOL.
Por João Pedroso de Campos e Leonardo Léllis
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201817:46
Os adversários de Jair Bolsonaro (PSL) na disputa pela Presidência da República condenaram na tarde desta quinta-feira, 6, o ataque sofrido pelo presidenciável. Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoêdo (Novo), além do vice do PT Fernando Haddad, já se manifestaram.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201817:52
O ferimento de Jair Bolsonaro é grave. O candidato apresenta quadro instável e seu fígado foi atingido.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201817:55
Nota Oficial da Santa Casa de Juiz de Fora
“O paciente Jair Messias Bolsonaro deu entrada no hospital por volta das 15h40 com uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen. Ele foi atendido na urgência, passou por um exame de ultrassonografia e agora está no Centro Cirúrgico”.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201817:58
A faca usada no atentado
Abaixo, a faca utilizada no atentado contra o deputado Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG).
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:05
O presidente da República, Michel Temer (MDB), se manifestou na tarde desta quinta-feira, 6, sobre o ataque ao presidenciável Jair Bolsonaro. O candidato do PSL foi vítima de uma facada na região do abdômen durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Um suspeito foi preso.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:06
O atentado contra o deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência, acabou impactando o humor do mercado financeiro. O presidenciável foi esfaqueado na região do abdômen enquanto fazia uma caminhada em Juiz de Fora (MG) nesta quinta-feira. O dólar à vista encerrou o dia sendo vendido por 4,1042 reais, uma queda de 0,95% na comparação com o pregão de quarta-feira. O Ibovespa, principal índice de ações do mercado local, subiu 1,76%, a 76.416,02 pontos.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:14
Flávio Bolsonaro fala sobre estado de saúde do pai
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:21
Jornais e televisões destacaram posição privilegiada do candidato nas pesquisas e seu perfil “polarizador” e “controverso”.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:45
Polícia protege entorno de hospital
Viaturas da Polícia Militar de Minas Gerais fazem a proteção do entorno da Santa Casa de Juiz de Fora, onde é atendido o deputado e candidato a presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Tatiane Yazbek/VEJA.com
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:50
‘Pessoa tranquila, que nunca transpareceu anormalidade’, diz ex-advogado de suspeito
O advogado Pedro Thiago, que defendeu Adélio Bispo de Oliveira em um processo na Justiça Trabalhista, afirmou a VEJA que o acusado de estocar uma faca no candidato Jair Bolsonaro era “uma pessoa tranquila, que nunca transpareceu anormalidade”. Adélio contratou o defensor para requisitar verbas indenizatórias de uma empreiteira para a qual trabalhou, como pedreiro, em uma obra.
Por Eduardo Gonçalves
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:52
Presidenciável passa por cirurgia após ataque. Homem suspeito de esfaquear Bolsonaro é preso.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201818:55
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), vítima de um ataque com faca quando fazia campanha em rua de Juiz de Fora (MG) foi submetido a uma cirurgia para estancar lesões sofridas em uma artéria e no intestino e o estado dele é estável, segundo a Santa Casa local, onde ele está internado – a informação foi divulgada pela Globonews.
De acordo com o hospital, não houve lesão no fígado, como chegou a ser especulado logo depois de ele ter dado entrada para atendimento, por volta das 15h40. Segundo a Santa Casa, a facada provocou uma lesão na artéria mesentérica, que foi costurada pelos médicos – com isso, o problema foi solucionado. Houve também, ainda segundo o hospital, três lesões no intestino delegado, que também foram resolvidas.
Ainda segundo a Globonews, ele passou por uma transfusão de sangue, mas que, no início da noite, não havia nenhum sangramento ativo e que ele passaria a noite no hospital e não seria transferido para outra instituição.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201819:05
Presidente do PSL diz que cirurgia acabou e quadro de Bolsonaro está sob controle
O deputado Luciano Bivar (PE), presidente nacional licenciado do PSL, afirmou a VEJA que a cirurgia do candidato Jair Bolsonaro já acabou e que o quadro de saúde do presidenciável está estável.
“Não chegou a atingir o fígado. Foi no intestino. A cirurgia transcorreu muito bem e ele está em recuperação. O quadro é estável. O corpo cirúrgico já fez pronunciamento interno de que a situação está absolutamente sob controle”, diz o parlamentar. Ele está em campanha em Araripina (PE) e está sendo atualizado por assessores que acompanham Bolsonaro em Juiz de Fora.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201819:24
Presidentes do STF e do TSE se manifestam sobre ataque a Bolsonaro
As presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, lamentaram o ocorrido em Juiz de Fora com o candidato Jair Bolsonaro.
A ministra Cármen Lúcia manifestou enorme preocupação “com as garantias das liberdades e dos eleitores, qualquer que seja a posição ou ideologia adotada por quem quer que seja e ainda que sejam contrárias, como expressão de um processo eleitoral democrático, devendo ser renegada qualquer forma de violência ou de desrespeito aos direitos, pelo que há se apurar com celeridade, segurança e com apresentação de resultados o que efetivamente se passou, o responsável e qual a medida jurídica a ser imediatamente adotada.”
A ministra Rosa Weber, afirmou que o TSE “repudia toda e qualquer manifestação de violência, seja contra eleitores, seja contra candidatos ou em virtude do pleito. As eleições são uma manifestação de cidadania por meio da qual o povo expressa sua vontade. Inaceitável que atitudes extremadas maculem conquista tão importante quanto é a democracia.”
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201819:52
Médicos falam sobre estado de saúde de Bolsonaro às 20h30
Os médicos que atenderam o deputado e candidato à Presidência Jair Bolsonaro farão uma entrevista coletiva para falar sobre o estado de saúde do presidenciável. O pronunciamento será transmitido ao vivo pela página do hospital no Facebook.
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201819:57
Villas Bôas: Atentado ‘aumenta muito as nossas preocupações com as eleições’
O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou que o atentado a faca ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) “aumenta muito as nossas preocupações com as eleições”.
(Com Estadão Conteúdo)
Curtir
Guilherme Venaglia09/06/201820:03
OAB repudia atentado: ‘A democracia não comporta esse tipo de situação’.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, repudiou a violência contra Jair Bolsonaro. A ordem também pede reflexão “a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência”. “Tudo isso apenas estimula mais violência, numa situação que prejudica a todos”, escreveu.
“A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta repúdio ao ato de violência praticado contra o candidato Jair Bolsonaro. A democracia não comporta esse tipo de situação.
A realização das eleições em ambiente saudável depende da serenidade das instituições e militantes políticos. O processo eleitoral não pode ser usado para enfraquecer a democracia.
Neste momento, cabe a reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência. Tudo isso apenas estimula mais violência, numa situação que prejudica a todos.
A OAB acompanha atenta o desdobramento desse fato. É preciso que todas as forças políticas possam participar do pleito e que os eleitores tenham assegurado o direito à livre escolha.”
Curtir
João Pedroso de Campos09/06/201820:14
Em recuperação, Bolsonaro pode perder restante da campanha no 1º turno
Após ser operado, Jair Bolsonaro passa por um scanner para encontrar possíveis focos de hemorragia na região em que foi esfaqueado. A recuperação prevista para o caso do presidenciável é de 15 a 30 dias. Caso sua reabilitação demande o prazo máximo, o candidato do PSL teria que ficar em repouso até o fim do primeiro turno.
A campanha na primeira parte da disputa vai até o dia 4 de outubro e a votação está marcada para o dia 7 de outubro.
Curtir
João Pedroso de Campos09/06/201820:20
Marina, Alckmin e Ciro cancelam agendas
As assessorias de imprensa de Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), adversários de Jair Bolsonaro na corrida presidencial, suspenderam suas agendas de campanha nesta sexta-feira, 7.
“Devido às circunstâncias excepcionais, Marina Silva não terá agenda nesta sexta-feira (07), até segunda ordem”, diz nota da ex-ministra.
Alckmin, que visitaria a cidade de Guaratinguetá (SP), também adiou o compromisso, “em respeito ao deputado Jair Bolsonaro”.
Ciro Gomes, que fazia campanha em Natal nesta quinta-feira, informou no Twitter que cancelou as atividades. “Desejo que ele se recupere, possa superar este momento e prontamente volte ao debate brasileiro”.
Curtir
João Pedroso de Campos09/06/201821:20
Na coletiva de imprensa da equipe médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi operado após ser esfaqueado, o cirurgião Luiz Henrique Borsato disse que foi identificada uma “volumosa hemorragia interna” dentro do abdômen do candidato, causada por uma “lesão muito profunda”.
Segundo Borsato, o estado de saúde de Bolsonaro é “grave, mas estável” e ele deve permanecer hospitalizado por, no mínimo, um prazo de sete a dez dias.
Borsato explicou que Jair Bolsonaro tem três perfurações no intestino delgado e “uma lesão grave” no intestino grosso, no cólon transverso. “Havia uma contaminação de fezes no interior da cavidade abdominal”, disse o médico.
Sobre o período de recuperação, o cirurgião declarou que não pode ser específico, porque “está muito recente” e ponderou que “pode levar dias ou semanas”. “Nessas primeiras horas a recuperação tem sido muito satisfatória”, disse ele.
O candidato se recupera da operação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Curtir
João Pedroso de Campos09/06/201821:24
Equipe do Sírio-Libanês vai avaliar Bolsonaro
De acordo com o médico Cícero Rena, coordenador-geral da Santa Casa de Juiz de Fora, a unidade vai receber, por volta de meia-noite, uma equipe médica do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo. Ele explicou que a transferência de Jair Bolsonaro à capital paulista deve acontecer desde que seja do desejo da família e Bolsonaro tenha condições clínicas de ser transportado.
Curtir
João Pedroso de Campos09/06/201821:57
Assista à integra da coletiva de imprensa da equipe médica da Santa Casa de Juiz de Fora (MG)
Resultado de imagem para veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário