Páginas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Globo: Flávio Dino tem situação “confortável” entre os governadores mais bem posicionados na busca da reeleição


Flávio Dino tem posição confortável no grupo de governadores bem avaliados 
Repercutiu fortemente no meio político uma avaliação publicada ontem pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, mostrando a posição dos 20 governadores que estão em campanha pela reeleição nas eleições do dia 7 de Outubro. Nesse levantamento, o governador Flávio Dino (PCdoB) faz parte de um bloco de seis governadores – Alagoas (Renan Filho – MDB), Ceará (Camilo Santana PT), Bahia (Rui Costa – PT), Tocantins (Mauro Carlesse – PHS) e Piauí (Wellington Dias – PT) – cuja situação eleitoral é “confortável”, estando todos caminhando para liquidar a fatura já no primeiro turno. No caso do Maranhão, o levantamento de O Globo se baseia na última pesquisa do Ibope, que apontou o governador Flávio Dino com líder das intenções de voto, seguido da ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Para chegar a esse cenário, o jornal fluminense, que é um dos três mais importantes do País, analisou cuidadosamente os relatórios das pesquisas do Ibope feitas nesses estados. Em relação ao Maranhão, a base da avaliação foi a pesquisa publicada no dia 20 de Setembro pela TV Mirante, sua contratante, e que apontou Flávio Dino com 49% das intenções de voto, seguido de Roseana Sarney com 32%, Maura Jorge (PSL) com 5%, Roberto Rocha (PSDB) com 2%, enquanto Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) não pontuaram.
A avaliação de o Globo não é a primeira que encontra esse cenário no Maranhão, mas foi a mais consistente feita até agora, porque se fundamenta em números mais recentes encontrados pelo Ibope, corroborados por percentuais de várias outras pesquisas divulgadas na semana passada. Indica também que a caminhada do governador para a reeleição em turno único parece se consolidar a cada dia, a começar pelo fato de que nenhum outro candidato sinalizou com algum movimento de reação que pudesse levar a uma reviravolta. No caso da candidata emedebista Roseana Sarney, a situação avaliada por O Globo sugere ser improvável que ela consiga reagir e entrar na disputa para valer, uma vez que sua campanha no Rádio e na TV e a sua movimentação pelo interior em caminhadas e carreatas não indicaram a possibilidade de reviravolta, mostrando, ao contrário, que sua candidatura “bateu no teto”, que é o patamar dos 30%.
A avaliação do jornal fluminense revela um dado expressivo nesse grupo de seis governadores melhor situados na corrida à reeleição: o governador Flávio Dino não é o que tem a situação mais “confortável”, mas é o que, sem sombra de dúvida, enfrenta os adversários mais poderosos. Nenhum outro desse grupo tem como concorrente uma ex-governadora que comandou o Estado por 14 anos e que tem o suporte de um ex-presidente da República e de uma máquina de comunicação que inclui a afiliada da Rede Globo e o jornal de maior circulação e o maior portal de notícias do Maranhão no estado ambos atuando em clara parcialidade editorial. Além do mais, enfrenta um segundo adversário que é nada menos que um senador da República, Roberto Rocha (PSDB). Isso sem contar o fato de que os outros cinco, além de serem bons governadores, estão enfrentando candidatos fracos.
Ao avaliar essas candidaturas com a isenção que tem em relação à corrida eleitoral nos estados, o jornal O Globo dá uma contribuição importante à movimentação desses governadores, que vêm se esforçando para manter suas posições. Relativamente ao governador Flávio Dino, a avaliação confirma a tendência que começou a se esboçar desde as primeiras investigações acerca das preferências do eleitorado e que ganhou forma e peso nas pesquisas feitas no longo da pré-campanha e que agora vem se consolidando na campanha.
É certo que numa corrida eleitoral não existe verdade estabelecida e imutável, e que no caso da briga pelo Palácio dos Leões no processo eleitoral em curso não se deve soltar rojões festivos antes da hora, principalmente quando o adversário é a estrela maior do Grupo Sarney. Mas é igualmente verdadeiro que nessa corrida, por maiores que sejam o poder de fogo político e o aparato midiático que embalam a sua principal adversária, o governador Flávio Dino caminha em direção às urnas com a segurança e a confiança de que terá seu mandato renovado, como prevê o jornal O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário