Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Ftoografia é tema de roda de conversa na Galeria Trapiche, equipamento da Prefeitura de São Luís

A palestra fez parte da Ocupação Trapiche #9 que apresenta a exposição "Retratos e Identidades do Liceu Maranhense", composta por fotografias de estudantes do Liceu Maranhense em cartaz até o dia 14 de setembro

Alunos do Liceu Maranhense puderam saber mais sobre fotografia em roda de conversaA Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, recebeu, nesta quarta-feira (5), estudantes da escola de Ensino Médio Liceu Maranhense para a palestra "Fotografia como ferramenta do saber ver e saber interpretar em sala de aula". A ministrante foi a fotógrafa e professora de fotografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Áurea Costa.
A palestra fez parte da programação da Ocupação Trapiche #9 que apresenta uma exposição composta por 53 fotografias de estudantes do Liceu Maranhense, escola pública mais antiga do Brasil. Sob o título "Retratos e Identidades do Liceu Maranhense", a mostra fica em cartaz até o dia 14 de setembro. A Galeria Trapiche fica localizada na Av. Sen. Vitorino Freire – Centro (em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande) e está aberta ao público para visitação de segunda a sexta, no horário das 14h às 19h.
"Fotografar não é só apertar um botão, não é uma atividade apenas técnica ou um ato mecânico. É muito mais que isso. Requer muito estudo e começa por saber olhar o ambiente e saber a mensagem que você quer passar com aquela imagem", afirmou Áurea Costa ao passar algumas técnicas básicas sobre fotografia aos estudantes.
Além disso também falou que a fotografia é um documento histórico que conta uma narrativa, porém sem constituir uma realidade absoluta, mas sim um recorte dela. "A fotografia é uma história que se escreve com a luz. Sempre há uma mensagem por trás de qualquer imagem, por isso não devemos olhá-la somente com olhos de admiração, mas de leitura, pois é uma narrativa construída a partir do olhar do fotógrafo", disse.
O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Lucas Alexandre Ferreira, viu na palestra mais um incentivo para seguir a mesma carreira que seu pai, que é fotógrafo de um jornal impresso de São Luís. "Esse momento contribuiu ainda mais para aperfeiçoar o meu olhar sobre a fotografia e também para mostrar aos meus colegas que a fotografia vai muito além da selfie. Também foi importante para mostrar que não são necessários equipamentos caros e sofisticados para fazer boas imagens, mas sim a sensibilidade de cada um", observou.
Dando prosseguimento à programação da Galeria, no dia 12 será realizada uma mostra de vídeos com temas relacionados com a história da fotografia, aberta ao público. O encerramento, no dia 14, contará com um debate sobre 'Imagem na Arte', explanado pela professora Mônica Rodrigues, e performance com alunos do Liceu Maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário