Prefeitura destaca alunos da rede municipal que servem de inspiração no Dia do Estudante
Dedicação e empenho são as marcas de Hiago Gama Macêdo, 9 anos, aluno da U.E.B. Luís Pinho RodriguesNeste sábado (11), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), parabeniza os estudantes da rede municipal de ensino pela passagem da data, e destaca crianças e adolescentes que enchem de orgulho não só seus pais e familiares, mas toda a comunidade escolar. Pensando em fomentar talentos e vocações dos estudantes da rede, com o foco na educação de qualidade, a Semed investe na formação do professor, um dos pilares do programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo, o Educar Mais, que contempla também a melhoria da infraestrutura das escolas, modernização da gestão, avaliação e acompanhamento.
O titular da Semed, Moacir Feitosa, ressalta que os estudantes são a razão de ser da Secretaria Municipal de Educação, que tem inúmeros profissionais dentro e fora da escola trabalhando para que crianças e adolescentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental possam se desenvolver de forma plena. "Parabéns aos nossos estudantes. Que, enquanto poder público, e também como sociedade civil, possamos contribuir para o desenvolvimento saudável e adequado de nossas crianças e adolescentes, que são o futuro deste país", assinalou.
Um dos estudantes de destaque da Rede de Educação de São Luís é Hiago Gama Macêdo, 9 anos, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Pinho Rodrigues, no Turu. Hiago mora no Olho d'Água, com os pais, avós e uma tia. O filho único da família Gama Macêdo virou sucesso em toda a vizinhança depois de escrever e ilustrar o próprio livro: "O Menino da Lua".
Editado e impresso com os esforços dos pais e da professora de Hiago, o exemplar conta as aventuras de um menino que, mesmo alertado pelos pais sobre os perigos que iria enfrentar, vai para o espaço em seu foguete, para a Lua, e lá fica preso depois que o mesmo é danificado. Com uma vara de pescar, que encontra por lá, fica para sempre na Lua, sem esperanças de voltar pra casa. "Ele foi desobediente e pagou caro por isso", conta Hiago, que chama a atenção das crianças e adolescentes para que "ouçam seus pais e pessoas mais velhas, pois elas têm mais conhecimento e experiência". O estudante, além de ler, escrever e desenhar gosta de brincar com os bonecos de papelão que ele mesmo constrói.
ALTAS HABILIDADES
Por sua desenvoltura e talento, o estudante Hiago foi inserido, há um mês, no grupo de estudos Transformando o A em Tagarelar, do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Segundo a coordenadora do Núcleo, Sandraeliza Pereira Mota, o garoto foi indicado pela professora para participar do Núcleo. Ele é mais um dos 105 estudantes do NEECAHS que estão tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver potencialidades latentes. "Ser estudante não é fácil, mas é bom, é gratificante. A gente tem que se esforçar muito para vencer e no futuro ser alguém melhor", diz Hiago.
A dona de casa Euzirene Alves de Macêdo, de 54 anos, avó de Hiago, conta que desde pequeno ele já mostrava talento, falava bastante e contava histórias. "A gente se impressionava muito com ele. Percebíamos que ele era diferente. Hiago é um menino bom, estudioso, e eu me sinto muito feliz por isso, não só eu, mas toda nossa família. Ele é um sucesso na vizinhança, todos já conhecem a sua história. Meu desejo é que Hiago aproveite ao máximo a sua criatividade para se desenvolver, e vencer, porque só estudando é que se pode vencer honestamente neste país", discorre a avó.
Do mesmo grupo de enriquecimento no NEECAHS, Isabelly Ferreira dos Santos, de 8 anos, da U.E.B. Alberto Pinheiro, diz que adora viajar no mundo da leitura. "Eu já gostava muito de ler, mas depois que vim para cá, para o NEECAHS, amo mais ainda", conta a pequena Isabelly, autora da história infantil "A menina que não gostava de ler", da coletânea Fortuna do Céu, lançada pela Prefeitura de São Luís no ano passado, na Feira do Livro.
INSPIRAÇÃO NA MATEMÁTICA
Elas podem nem ter noção, mas são exemplos positivos para os colegas de escola e para toda a rede municipal. Com habilidade para a matemática, Nayara Guterres Vieira e Thiago Mota Brito, ambos de 13 anos e alunos da U.E.B Menino Jesus de Praga, são inspiração.
Nayra Guterres Vieira, 13 anos, 8º ano, foi uma das ganhadoras da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Ela, que se define como uma menina calma e estudiosa, quer se formar em Astronomia, Astrofísica ou em Matemática.
A estudante revela que começou a perceber seu interesse pelo universo da Matemática desde quando estava no 4º ano. "Percebi o encanto pela matemática no 4º ano, quando uma professora passou um desafio para respondermos em sala de aula, porém apenas eu e minha amiga chamada Cristina conseguimos resolver a questão que era bastante complexa. Foi a partir daí que comecei a me identificar com a área da matemática", disse.
Thiago Mota Brito, 13 anos, também se destacou nas Olimpíadas de Matemática, teve Menção Honrosa no evento pelo seu excelente desempenho nas provas da Obmep. Ele fala que sentiu muito orgulhoso pelo fato de ter sido reconhecido pela Obmep. "Fiquei orgulhoso de mim mesmo, cheguei a ficar emocionado. Meus pais e minhas irmãs ficaram contentes junto comigo e falaram para continuar nesse caminho, pois o estudo é a única herança que tenho e serve para vida toda, nunca acaba".
O DIA DO ESTUDANTE
Comemorado há pouco mais de 90 anos, o Dia do Estudante exalta o valor da Educação na vida de crianças, jovens e adultos que anseiam por mudanças em suas vidas, famílias, escola, comunidade e em toda a nação. Foi em 1927 que se comemorou pela primeira vez o 11 de agosto, quando completava exatamente 100 anos do decreto imperial que trouxe para o Brasil os dois primeiros cursos de graduação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário