Páginas

domingo, 19 de agosto de 2018

Doze Escolas Dignas e dois Faróis do Saber inaugurados em agosto 

Com a inauguração da Escola Digna quilombola Santa Terezinha, nesta sexta-feira (17), no povoado Mato Alagado, município de Itapecuru, chegou a 13 o número de unidades escolares construídas e reformadas só neste mês de agosto.

Com a inauguração da Escola Digna quilombola Santa Terezinha, nesta sexta-feira (17), no povoado Mato Alagado, município de Itapecuru, chegou a 13 o número de unidades escolares construídas e reformadas só neste mês de agosto. Os equipamentos educacionais fazem parte do programa Escola Digna, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A líder comunitária Cleudiomar Bezerra, do povoado Mato Alagado, explicou que a comunidade sonhava com uma escola com estrutura adequada. “A gente estudava era debaixo de árvore. Hoje é um honra, porque foi uma coisa que não consegui para mim, mas para os filhos e netos. Agora sim, nós temos uma escola”, disse.
“É um momento importante para a população de Itapecuru. O governo disseminou esse programa para todo o estado e aqui foi um dos municípios atendidos. Agradeço por essa escola construída em um povoado que, por muitos anos, estava esquecido”, destacou o prefeito de Itapecuru, Miguel Lauande.
“O Programa Escola Digna pressupõe a melhoria da qualidade da educação e o atendimento àqueles que mais precisam e por anos foram esquecidos. Entregamos nos últimos dias 13 escolas dignas em assentamentos e quilombolas, em uma demonstração de que o Escola Digna leva dignidade aos que mais precisam”, enfatizou o secretário da Seduc, Felipe Camarão.
Nina Rodrigues
A comunidade escolar do município de Nina Rodrigues recebeu, na quinta-feira (16), três unidades: dois Centros de Ensino da rede estadual que foram totalmente reformados na sede; e uma escola em substituição à estrutura de taipa, que funcionava como capela e onde aconteciam as aulas, no Assentamento Boa Esperança.
O povoado, que tem 31 famílias, nunca teve prédio escolar. “Recebemos uma obra das mais importantes que existe, uma escola digna no padrão que já mais esperávamos”, destacou Luís Pinto, líder comunitário, que tem 66 anos e desde os cinco vive no Assentamento.
Na sede do município, foi entregue o novo Centro de Ensino Major Érico Gomes Braga, beneficiando 275 alunos. Fundada em 1994, foi a primeira reforma geral da escola, que recebeu muro, forro e climatização. “É a reforma mais significativa que ela [a escola] já teve. Verdadeiramente atendeu nossas necessidades”, destacou a gestora geral Cláudia Márcia.
Já o CE Professor João Pereira Martins Neto, com 144 alunos, não recebia reforma desde a fundação, em 1984. “Dá uma sensação de ter um local de trabalho mais digno. Todas as pessoas olham e dizem que no município nunca houve uma reforma no nível dessa escola”, ressaltou o gestor geral Raimundo Nonato Moraes Monteiro.
Baixada Maranhense
Na quarta-feira (15), o povoado Marajatíua, em Bequimão, recebeu uma Escola Digna, após décadas de aulas funcionando em barracões improvisados. A Unidade Integrada Samaúma – anexo Marajatíua, beneficiou cerca de 50 estudantes da Educação Infantil e Fundamental I, que contam com uma estrutura adequada com duas salas de aula, ventiladores, cozinha, secretaria, pátio coberto e banheiros adaptados, que chegam para atender aos apelos das mais de 40 famílias residentes no povoado Marajatíua.
“A maior honra pra mim foi essa. Minha família é a maior família que existe dentro do Marajatíua, e esse é um sonho realizado, esperamos demais por essa escola, mas nunca perdi a esperança e agora meus netos e bisnetos têm tudo para estudar. Estou muito feliz com essa escola aqui”, revelou Firmino Pereira Nunes, agricultor de 81 anos, pai de 7 filhos, 22 netos e 23 bisnetos, e um dos moradores mais antigos do povoado.
“Funcionamos antes em uma estrutura rústica, sem banheiros, sem uma cantina adequada, então os alunos estudavam porque tinham muito esforço e os professores também, mas eram salas de aula sem nenhuma adequação para os estudantes”, relembrou a gestora geral da escola, Solange Guimarães.
Para o prefeito de Bequimão, Antônio José Martins, a escola é importante para melhorar as condições de vida da população. “Nós buscamos essa parceria junto ao Governo do Estado, tínhamos uma escola que não atendia às necessidades dessa comunidade e então nós fomos atendidos junto ao Programa Escola Digna”, concluiu o prefeito.
Números
Desde o dia 3 deste mês até aqui já foram entregues 13 escolas e dois Faróis do Saber. Entre os municípios atendidos estão: Alto Alegre do Maranhão, Conceição do Lago-Açu (2 escolas), Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras (1)Arame, Turiaçu, Bequimão, Nina Rodrigues (3 escolas) e Itapecuru.  Alto Alegre do Pindaré e Timbiras receberam faróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário