window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Juiz visita SJR para conhecer o projeto Justiça Juvenil Restaurativa


Juiz visita SJR para conhecer o projeto Justiça Juvenil Restaurativa
O juiz Jorge Antônio Sales Leite, titular da 3ª Vara de Bacabal, visitou na manhã da última quarta-feira (01), o núcleo do projeto Justiça Juvenil Restaurativa localizado na Vila Sarney Filho em São José de Ribamar. O objetivo foi conhecer os trabalhos da Justiça Juvenil voltados aos adolescentes em conflito com a lei.
Visita Juiz Bacabal
O juiz foi recebido pela coordenadora do Projeto, Wosthânia Sousa e pela equipe de facilitadores. Na oportunidade a coordenadora apresentou todo o projeto, funcionalidades e ressaltou a importância da ação. "Estamos hoje apresentando aqui um importante projeto implementado pelo prefeito Luis Fernando, que trata a criminalidade em uma das fases mais importantes de formação que é a juventude. A troca de experiências sem dúvida trará novas ideias para o município bem como possibilitará o alcance de outros jovens na cidade de Bacabal", detalhou. 
Para o Juiz Jorge Antônio Sales Leite, além de interessante a troca de experiências entre os municípios, possibilita a parceria entre órgãos como a Fundação suíça Terre des Hommes, Ministério da Justiça, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual.
"Vi que há uma grande motivação das pessoas, então pra mim é algo muito positivo. Temos que trabalhar para garantir um futuro melhor, longe do caminho das drogas. Estou otimista em levar esta iniciativa para comarca de Bacabal, já estamos em dialogo avançado com os órgãos envolvidos e com certeza vamos chegar a concretizar esta ação", pontuou.
Justiça Restaurativa
Na prática, a Justiça Restaurativa funciona quando as pessoas que foram afetadas por algum tipo de conflito (como briga, violência, furto ou assalto) se reúnem voluntariamente para juntas estabelecerem pelo diálogo um plano de ação que atenda às necessidades e garanta o direito de todos os afetados, com esclarecimento e atribuição de responsabilidades. A prática é acompanhada por um facilitador, pessoa capacitada que vai ajudar no processo de resolução dos conflitos.
É importante destacar que o município de São José de Ribamar foi escolhido pela Terre des Hommes para receber o projeto devido ao fato de possuir eficientes políticas públicas, implantadas na primeira administração do prefeito Luis Fernando Silva, direcionadas para crianças e adolescentes, com foco na inclusão social e geração de emprego e renda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário