
O vereador e Professor Cassio Salis (PSB), durante a sessão desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal, solicitou à Prefeitura de São José de Ribamar a construção de uma creche em tempo integral para o Bairro da Vila Kiola neste município.
Defensor da qualidade na educação o vereador e professor entende que a creche hoje, além de uma necessidade é um direito de toda e qualquer criança.
“O tempo integral na educação influencia de forma muito positiva no desenvolvimento cultural de nossa sociedade e na vida das pessoas que precisam trabalhar, sem ter preocupações de deixar as crianças na creche ou com pessoas estranhas, com este pensamento quero este beneficio para a população da Vila Kiola”, ressalta Salis.
O direito da criança à Educação Infantil está incluído no Inciso IV, do artigo 208, da Constituição Federal do Brasil (1988), o qual explicita que "O dever do Estado com a Educação será efetivado [...] mediante garantia de atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos". Este direito é reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 53: “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.
O objetivo da solicitação é que a instituição educativo-profissional ofereça, além das atividades pedagógicas, momentos assistenciais (alimentação, higiene, descanso), até as brincadeiras.
O vereador reforça ainda que, a educação integral passa a ser reivindicada pela comunidade como forma de diminuir as desigualdades sociais.
A capacitação dos profissionais para esses equipamentos também é preocupação do Parlamentar.
“Os educadores precisam de uma formação continuada, com eventos de capacitação, cursos e encontros, em que os professores entram em contato com as teorias educacionais, novas metodologias de ensino e informações atualizadas sobre a sua disciplina”, finalizou.
A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao executivo.
ASSCOM/CMSJR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário