Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Projeto Literatura Mútua conversa sobre infância e poesia em equipamentos culturais da Prefeitura

O Projeto Literatura Mútua promove em outubro duas rodas de conversa com escritores comentando experiências de leitura e escrita com o público em equipamentos culturais da Prefeitura de São Luís. Em alusão ao mês da criança, a 34ª edição conversa com a escritora maranhense Sharlene Serra, autora de livros infantis voltados para a educação inclusiva e proteção da infância, na quarta-feira (18), a partir das 19h30, na Galeria Trapiche, na Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. Já na 35ª edição, o projeto leva a poesia de Fernando Abreu e Lúcia Santos para estudantes da rede pública, sexta-feira (20), às 15h, na Biblioteca Municipal José Sarney, na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima.
Projeto literário sem fins lucrativos, idealizado pela escritora e jornalista maranhense Talita Guimarães, o Literatura Mútua reúne escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita desde agosto de 2016, em São Luís. Em mais de um ano, o projeto realizou 33 edições com 23 escritores em cinco espaços parceiros: Galeria Trapiche, Feira do Livro de São Luís, Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Centro de Ensino São Cristóvão e Livraria e Espaço Cultural Amei.
PERFIS
SHARLENE SERRA – Natural de São Luís, é escritora, palestrante e formadora educacional graduada em Desenho Industrial e Pedagogia, com especialização em Educação Especial. Autora de "Diário Mágico – um segredo para contar" e dos livros da Coleção Incluir, voltados para educação inclusiva.
FERNANDO ABREU - Maranhense de São Luís. Viveu na cidade de Grajaú, interior do estado, até os 13 anos. Tem quatro livros de poemas publicados, sendo o mais recente "Manual de Pintura Rupestre" (7 Letras, 2015). Antes vieram "Aliado Involuntário" (Exodus, 2011), "O Umbigo do Mudo" (Clara Editora, 2003) e "Relatos do Escambau" (Exodus, 1998). Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Marcos Magah e Nosly, entre outros. Tem poemas publicados nas revistas Germina, Modo de Usar, Sibila, Poesia Sempre e no Blog do Antonio Cícero. No momento está concluindo sua nova coletânea, intitulada "Um circo na periferia do real", que deverá sair em 2018.
LÚCIA SANTOS – Natural de Arari - MA (1964), é poeta e letrista. Em 1992, publicou seu primeiro livro de poemas, "Quase Azul Quanto Blue". Em 1997, obteve o primeiro lugar no XXIII Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, com o livro "Batom Vermelho". Em 1999 mudou-se para São Paulo. Em 2006 publicou seu terceiro livro de poemas, primeiro de haicais, intitulado "Uma Gueixa para Bashô". Participou de várias coletâneas de poesia, e tem seu nome no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho. Em 2016, lançou seu mais recente livro de poemas intitulado "Nu frontal com tarja", pela Editora Reformatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário