Prefeitura capacita profissionais de saúde para o enfrentamento da hanseníase
Nesta segunda-feira (23), os médicos da Atenção Básica da rede municipal de saúde participaram da capacitação teórica, e até sexta-feira (27), receberão treinamento em clínica geral e manejo de reações da hanseníase para a prevenção das incapacidades causadas pela doença. Toda a ação acontece nos centros de saúde Turu II (Av. 07 Conj Habitacional Turu) e Djalma Marques (Av. Celso Coutinhos/n - Turu), a partir das 8h.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que a capacitação ministrada pelo Ministério da Saúde reforça as ações já desenvolvidas pela Semus. "Atualmente, o programa de combate à hanseníase está implantado em todas as unidades básicas e atuamos firmemente na detecção de casos novos e educação da população; mas ainda há muita dificuldade em identificar aquelas pessoas que tiveram contato com o doente e também podem ter a hanseníase. Essa fragilidade impede que tenhamos êxito em completar o ciclo de detecção e tratamento da doença", explica o gestor.
A hanseníase é uma doença infecciosa e crônica, causada pelo bacilo de Hansen, transmitida de pessoa para pessoa pelo contato com pacientes não tratados e/ou portadores de suas formas contagiosas. É considerada doença de pele, mas atinge também os nervos. A hanseníase tem cura e, se precocemente diagnosticada e tratada, tem bons resultados na prevenção de incapacidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário