IFMA inaugura Campus São José de Ribamar

Reitor Roberto Brandão acompanhado do governador Flávio Dino, do ministro Mendonça Filho e de deputados federais no ato de descerramento da placa de inauguração do campus
Uma importante conquista para a educação maranhense e, sobretudo, para o município de São José de Ribamar, foi alcançada nesta segunda-feira (02). Pela manhã, foi realizada a cerimônia de entrega das instalações definitivas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar. A solenidade contou com a presença de representantes do Poder público e da sociedade civil, alunos, gestores e servidores do Instituto.
Durante a abertura do evento, o reitor, Roberto Brandão, destacou que o Campus São José de Ribamar representa uma conquista que só foi possível graças aos esforços de diversos atores e que a unidade vem somar ao projeto de oferecer educação de qualidade ao povo maranhense. “Hoje é um dia muito especial, o dia em que a comunidade ribamarense recebe oficialmente uma unidade do Instituto Federal. Essa obra engrandece o projeto de trazer o poder da Educação para Ribamar e ajudar as pessoas da comunidade e do entorno. Gastamos dez milhões para edificar essa obra, mas esse gasto é investimento e vai trazer transformações significativas para todos!”.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, fez uma breve retrospectiva da educação profissional no Estado, enfatizando o papel da Rede Federal na ampliação das oportunidades de formação e qualificação. “Durante muitas décadas, a única porta de acesso à educação profissional era a Escola Técnica Federal. Felizmente, nós avançamos e hoje está se democratizando o acesso ao saber. A maior obra que podemos deixar é abrir a avenida de oportunidades e sonhos para a nossa juventude!”.
O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, falou sobre os ganhos para o município com a chegada do IFMA. “Essa instituição, que é mais do que uma universidade, faz uma verdadeira relação com a rede pública de ensino da nossa cidade. Essa região inteira já está sofrendo um impacto positivo com o IFMA. E é nessa perspectiva que temos que trabalhar: a consolidação de um sistema público de ensino de qualidade”.
Em seu discurso, o ministro da Educação, Mendonça Filho, apontou que a educação tem um caráter transformador e deve ser encarada com prioridade pelos gestores públicos. “Se há uma agenda que tem que ser colocada num patamar superior, é a agenda da educação, pois ela é uma verdadeira fonte de transformação da realidade social. A inauguração do Campus São José de Ribamar é uma conquista do Maranhão, do povo brasileiro”.
O diretor-geral do campus, Marco Torreão, relatou que a implantação do IFMA em São José de Ribamar representa uma vitória para os jovens e adultos do município, que antes precisavam se deslocar até São Luís em busca da formação profissional. Ele aponta que hoje há um movimento inverso, com pessoas de São Luís se deslocando para São José de Ribamar. “Primeiramente, agradeço a Deus pela oportunidade de nos ter permitido implantar esta escola. Um trabalho conjunto, que sem a equipe que temos, não seria possível realizar. O campus atualmente atende, além de São José de Ribamar, os municípios de Raposa, Paço de Lumiar e São Luís, com cursos técnicos de nível médio e cursos de Formação Inicial e continuada, assim como cursos e projetos de extensão. E em 2018 está planejando a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, sendo a primeira instituição de Ensino Superior Pública instalada no município. Estou muito feliz com a inauguração, é um dia muito esperado por todos nós. Parabéns ao município, às famílias ribamarenses e aos servidores por esse Campus belíssimo e de referência em educação profissional”. Na cerimônia, Torreão foi representado pelo diretor de Administração e Planejamento do campus, Anselmo Neto. “A presença do IFMA em São José de Ribamar é a realização de um sonho. Desde o início do trabalho, em 2014, a gente já percebia na comunidade uma sensação de pertencimento, e hoje é um marco, pois essa sensação de pertencimento se consolida. Um dos objetivos do nosso diretor-geral é focar no trabalho com extensão, com projetos voltados para atender a comunidade”, declarou Anselmo.
A mesa diretiva foi composta também pela secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eline Nascimento, e pelos deputados federais José Reinaldo Tavares, Julião Amin, Juscelino Filho, Hildo Rocha e Waldir Maranhão.
Kleycihelly Sampaio, estudante do 1º ano do curso técnico em Programação de jogos digitais, expressou a satisfação em participar da cerimônia. “Esse foi um momento muito esperado por todos nós, estamos muito honrados em participar da inauguração do campus. Estou muito feliz em ser aluna do IFMA, pois temos uma estrutura excelente e ótimos professores!”.
Sobre o campus
Dimensionado para o atendimento de até 1.200 alunos de forma presencial, as obras de construção do IFMA Campus São José de Ribamar tiveram início no dia 24 de outubro de 2013. Nessa mesma data, lideranças políticas e comunitárias, empresários e estudantes das escolas públicas do município participaram da audiência pública que definiu os três eixos tecnológicos ofertados na unidade: Comunicação e Informação, Processos Industriais e Gestão e Negócios.
O funcionamento do campus foi autorizado pela Portaria nº 1.074, de 30 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2014. Desde então, a unidade vem fortalecendo o relacionamento com a comunidade local por meio de cursos e projetos de extensão. Os primeiros cursos técnicos regulares foram iniciados em 2015 no âmbito do PRONATEC – sob demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Hoje, esse ponto de presença do IFMA já atende 910 alunos e oferece cinco cursos técnicos de nível médio: Administração, Eletroeletrônica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Redes de Computadores. O Campus São José de Ribamar também oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), já tendo capacitado cerca de 320 trabalhadores em cursos de Eletricista Predial, Auxiliar Administrativo, Inglês Básico, LIBRAS Básico, Francês Básico, Programador de Sistemas e Operador de Computador. Mais recentemente, também se tornou polo de educação a distância ao ofertar 50 vagas do curso de Informática para Internet por meio do Programa Mediotec.
A inauguração representa um marco tanto para o Instituto quanto para a cidade de São José de Ribamar – localizada na Região Metropolitana de São Luís, distante cerca de 30 quilômetros do centro da capital maranhense. Trata-se do terceiro município mais populoso do Estado, com 176.008 mil habitantes, segundo censo do IBGE em 2016.
Maycon Rangel
- publicado 02/10/2017 19h13
- última modificação 02/10/2017 19h58
Galeria de fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário