Comitê Municipal para População de Rua define estratégias para atendimento durante reunião
Comitê Municipal para População de Rua define estratégias para atendimento durante reuniãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), apresentou na manhã desta terça-feira (3), as ações da pasta que compreendem a política de atendimento para população em situação de rua na capital, durante reunião de trabalho do Comitê Municipal para População de Rua. O comitê é composto pelas secretarias municipais da Saúde, Segurança Alimentar, Obras e Serviços Públicos, Desporto e Lazer, Administração, Segurança com Cidadania e ainda Fundação Municipal de Patrimônio Histórico e Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
A secretária da Semcas, Andréia Lauande, destacou os serviços socioassistenciais prestados pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo nos últimos anos, com a ampliação de serviços e revitalização de espaços. "O poder público reafirmou seu compromisso em garantir direitos a este segmento, contudo, a orientação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, perpassa por outras políticas públicas que vão além da Assistência Social", disse Andréia Lauande.
Entre as ações destacadas pela secretária estão o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua ofertado pelos Centros Pop Centro e Anil; Serviço de Acolhimento Institucional; e Serviço de Abordagem Social, que identifica e encaminha indivíduos em situação de rua com direitos violados para os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros Pop e rede de serviços locais.
COMITÊ
Ainda durante a reunião, foi definida a construção de um plano de trabalho individual por instituição que vai compor as ações integradas e estratégicas para o atendimento à população em situação de rua do município de São Luís.
O secretário de Saúde, Lula Fylho, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias. "Os serviços executados pela Secretaria de Saúde são fundamentais para o êxito no atendimento à população de rua, visto que não compete somente à assistência. A saúde possui vários equipamentos que trabalham com este público como o Consultório de Rua e os Caps. A Prefeitura, de forma transversal, está empenhada em definir ações capazes de ampliar e qualificar ainda mais a rede de atendimento", afirmou o secretário.
"O papel da defensoria é articular as ações de cada um dos atores de compõe o comitê, objetivando resguardar os direitos da população em situação de rua em São Luís, afirmou o defensor público estadual Jean Carlos Nunes Pereira, do Núcleo de Direitos Humanos (NDH).
Foram definidos como encaminhamentos o convite para as instituições e movimentos religiosos para dialogarem com a assistência e também da possibilidade de integração dessas pessoas no mundo do trabalho por meio de empresas contratadas pelos poderes públicos municipal e judiciário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário