Páginas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Prefeitura participa de ato de investimentos do Governo do Estado no Porto do Itaqui

Prefeitura participa de ato de investimentos do Governo do Estado no Porto do Itaqui
Dentro da agenda de inaugurações pelos 405 anos da cidade de São Luís, o governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (6), um moderno Centro de Controle Operacional no Porto do Itaqui e assinou o edital para construção de um novo berço operacional para o porto. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo no evento, realizado na Empresa de Administração Portuária (Emap).
A construção do berço 98 é um investimento de R$ 150 milhões e que, segundo o governador Flávio Dino, projeta o crescimento do Maranhão, principalmente nesse momento de dificuldade fiscal. Além disso, serão recursos exclusivamente próprios. "Quero destacar que esses investimentos são recursos próprios do Estado e não federais. Isso só é possível com uma empresa que tem controle de seus gastos e de suas receitas, com gestão competente", ressaltou o governador.
Para o vice-prefeito Julio Pinheiro, além da importância econômica para o estado, os investimentos anunciados terão resultados sociais positivos, na situação de crise econômica atual, gerando novos espaços de trabalho e mais renda ao município de São Luís. "Esse novo píer vai cumprir papel importante de desenvolvimento e geração de mais riquezas e melhorar o cenário de dificuldades em que vivemos", destacou.
Segundo a Emap, o novo berço do Porto do Itaqui terá 270 metros de comprimento, 40 metros de largura, 15 metros de profundidade e será utilizado para cargas gerais e granéis sólidos. A duração da obra está prevista em 24 meses e vai gerar cerca de 300 oportunidades de empregos diretos e 150 indiretos.
Para o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, com o novo berço, haverá ampliação da capacidade de movimentação do porto. "Será um berço de carga geral, preparado para receber carregadores de navios, grãos e outras cargas. Um berço misto, que é a maior obra com recursos públicos do Maranhão, num momento em que o Itaqui expande sua área de influência regional, atraindo o desenvolvimento para o estado", afirma.
MAIS SEGURANÇA E EFICIÊNCIA 
Em 50 anos de existência, pela primeira vez o Porto do Itaqui terá um Centro de Controle Operacional para garantir a segurança no tráfego de navios e cargas, aumentando, também, a produtividade do porto. "O Centro de Controle Operacional vai possibilitar eficácia e segurança nas operações, não somente da Emap, mas de todas as empresas e órgãos que atuam no porto, com mais adequação e melhor atendimento das demandas", pontuou o governador.
Antes da implantação do CCO, a movimentação portuária era feita de maneira artesanal por meio de um quadro branco escrito a pincel. Com a nova tecnologia, a programação de navios e cargas será controlada por um painel digital, composto por oito telas integradas a um sistema de gestão portuária. Uma torre de controle, com equipamentos de última geração, fará o controle do tráfego de navios. Entre outras tecnologias, os acessos serão por meio de biometria, haverá automação de portarias e balanças, além de um sistema de monitoramento, com 18 câmeras e rádios digitais em estações fixas e móveis para a melhor cobertura operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário