Páginas

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Prefeitura promove encontro de fortalecimento da educação integral em São Luís

Prefeitura promove encontro de fortalecimento da educação integral em São LuísA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (11), o III Encontro de Fortalecimento das Ações do Programa Mais Educação (PME), que levou para o auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão a discussão sobre a temática "A construção de um território educativo articulado". O evento contou com a participação de mais de 400 educadores, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos, além de monitores do PME, técnicos da Semed e instituições parceiras.
O professor Moacir Feitosa, titular da Semed, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação integral no município de São Luís. Ele pontuou algumas ações da Prefeitura nos últimos anos que corroboraram para a retomada de crescimento da curva do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esta iniciativas perpassam por um novo modelo de gestão escolar implantado e por capacitações de docentes e atividades pedagógicas que têm fortalecido o sistema ensino/aprendizagem.
"Em nome do prefeito Edivaldo, eu agradeço o empenho dos técnicos da Semed e dos nossos parceiros que têm trabalhado para, juntos, construirmos um território educativo articulado. Acredito que o desempenho do nosso município será maior que nos últimos anos, com o fortalecimento da educação integral", discorreu Moacir Feitosa.
O III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME contou com a participação de estudantes de escolas do município de São Luís que estão no Programa Mais Educação, que fizeram apresentações musicais e teatrais. Uma delas foi o espetáculo "Saltimbancos", apresentados por alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Agostinho Vasconcelos.
PALESTRA
A palestra magna do evento "A construção de um território educativo articulado" foi ministrada pela professora e psicóloga Márcia Florência, do Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro. Entre outras coisas, ela abordou as possibilidades de parcerias que existem nas instituições locais e precisam ser percebidas pelas escolas. "É preciso pensar qual o potencial educativo da comunidade, do território, e seguir metas de planejamento, acompanhamento, realizações e comunicação de resultados, para que haja verdadeiramente a construção de um território educativo articulado", pontuou Márcia Florência.
A professora Cláudia Teresinha Silva Penha, gestora da U.E.B. Mata Roma, presente ao encontro, destacou a importância do Programa Mais Educação para a promoção de um aprendizado mais dinâmico e integralizado. "Estamos tendo a oportunidade de ver o que foi desenvolvido no programa nos anos anteriores e repensar o que podemos construir para 2017", disse a gestora.
Kerlangela Keylla, professora da escola comunitária Ayrton Senna, disse que foi ao evento para conhecer melhor o PME. "E também para saber como desenvolver atividades que realmente possam somar para o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente integral".
Do III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME, participaram, além do secretário Moacir Feitosa; a secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite; a secretária adjunta de gestão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Maria de Nazaré Garcez Oliveira; a superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Arsênia Formiga; o coordenador geral do Programa Mais Educação em São Luís, professor Luiz Gonzaga II; e o coordenador do grupo gestor da Rede de Educação Integral de São Luís, Flaviomar Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário