Governo do Maranhão e Embrapa estreitam parceria para transferência de tecnologia
O governador Flávio Dino participou da cerimônia de posse da chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos, e destacou a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária . Santos assumiu o cargo em 1º de setembro de 2016 após ser aprovada em processo seletivo público pela Diretoria Executiva da Empresa para um mandato de três anos prorrogável por igual período.
O governador destacou a importância nas parcerias com a Embrapa, como no caso dos Sisteminhas e nas Agritecs.
Presente na cerimônia, o presidente da Embrapa, Antônio Lopes, ressaltou o impacto da parceria com o governo Flávio Dino: “Temos recebido um apoio enorme do governo do Maranhão nessa trajetória de consolidar nossa presença e a nossa contribuição para o desenvolvimento do estado”.
A solenidade também autorizou a cooperação técnica entre Embrapa e Governo para transferência de tecnologia em cultivos biofortificados.
O cultivo biofortificado garante segurança alimentar e nutricional. As atividades técnicas e de gestão serão executadas pela Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão.
Rede BioFORT
O programa de biofortificação brasileiro (Rede BioFORT) é coordenado pela Embrapa, tendo como principal objetivo o fortalecimento da segurança nutricional em regiões e comunidades mais necessitadas do país. Por meio de melhoramento convencional, cultivares de arroz, feijão, batata-doce, mandioca, milho, feijão-caupi, abóbora e trigo são selecionadas e cruzadas, sem a adesão de técnicas transgênicas, para a geração de variedades contendo maiores teores de pró-vitamina A, ferro e zinco, combatendo assim a deficiência de micronutrientes no organismo humano, a popular fome oculta, que dentre as doenças provocadas, estão a anemia e a cegueira noturna.

Nenhum comentário:
Postar um comentário