Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

ALERTA SOBRE A COVID-19 

Covid-19 é a principal causa de óbitos por SRAG no Brasil nos meses de agosto e setembro de 2025

País registrou 11.161 mortes ao longo de 2025, segundo a Fiocruz.

A Covid-19 foi a principal causa de óbitos nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus no Brasil nas últimas quatro semanas epidemiológicas, entre 31 de agosto e 27 de setembro. A informação consta no boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O levantamento aponta também que o coronavírus tem sido responsável pelo aumento de hospitalizações, sobretudo entre idosos.

De acordo com o estudo, além da Covid-19, 25,7% dos casos de SRAG foram causados por rinovírus, 15,8% por influenza A, 5% por vírus sincicial respiratório (VSR) e 1,8% por influenza B. A pesquisadora Tatiana Portella destacou ainda o crescimento de casos graves de Covid-19 em Goiás, no Distrito Federal e no Espírito Santo, além da ocorrência de uma segunda temporada do vírus influenza A na região Centro-Oeste.

No acumulado de 2025, o Brasil registrou 11.161 óbitos por SRAG. Desse total, 51,9% tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório.

Diante do cenário, a Fiocruz reforça a importância da vacinação, em especial para grupos de risco, e recomenda isolamento em casos de sintomas gripais ou resfriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário