Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2025

 Operação Imperatriz

Três pessoas são presas em flagrante por furto de energia elétrica no Maranhão


Além das prisões, 10 pessoas foram autuadas pelo mesmo crime nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Ribamar Fiquene.


A Polícia Civil do Maranhão prendeu, em flagrante, três pessoas e autuou 10 pessoas pelo furto de energia elétrica nas cidades de Imperatriz, Açailândia e Ribamar Fiquene.


As prisões e autuações foram feitas durante a Operação Imperatriz, realizada entre os dias 18 e 21 de agosto. A ação, que teve como alvo o combate ao furto de energia elétrica, resultou também na desativação de diversas ligações clandestinas.


Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), a operação contou com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e da Equatorial Maranhão, que fizeram inspeções em unidades consumidoras, identificando adulterações em medidores, desvios de energia e ligações clandestinas conhecidas como gambiarras.Segundo a Equatorial Maranhão, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, sendo que ele traz prejuízos para a população e para a concessionária de energia elétrica. As fraudes e os furtos podem provocar interrupções no fornecimento de serviços essenciais, como escolas e hospitais, já que consumidores ligados de forma clandestina sobrecarregam o sistema elétrico. Essa prática ainda pode causar acidentes graves, como incêndios e explosões, colocando em risco a segurança de todos.A população pode colaborar denunciando irregularidades à Polícia Civil ou à Equatorial Maranhão, por meio do site www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116, sem necessidade de identificação. Após o registro, a distribuidora encaminha equipes para as inspeções, conforme previsto na legislação do setor elétrico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário