window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Câmara de São José de Ribamar tem duas chapas registradas para disputa da nova Mesa Diretora

Duas chapas foram inscritas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) para o biênio 2023/2024, que ocorrerá amanhã (05.maio.2022), durante sessão ordinária no Plenário Aldenor Pereira Nojosa.

A primeira chapa, tem como candidato à presidência a vereadora Francimar Lima Silva Jacintho (PL), que busca a reeleição para mais um mandato; J. Lindoso (PP), como 1º vice-presidente; Cloves do J. Câmara (Agir), 2º vice-presidente; João Carlos (PP), 1º Secretário; Juliano Soares (PRTB), 2º Secretário; Chrystianne Dourado (PL), 3ª Secretária; e Serra Alta (Republicanos), 4º Secretário.

Já a segunda chapa tem como candidato à presidente o vereador Dudu Diniz (Cidadania), Moises Gama (PROS), como 1º vice-presidente; Professor Cristiano (SD), 2º vice-presidente; João Reis (PTB), 1º Secretário; Aldiran Guerreiro (PDT), 2º Secretário; Thays Negão (PDT), 3ª Secretária; e Mário Santos (PP), 4º Secretário.

Eleição

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a eleição deve ser conduzida pelo último presidente ou, na sua falta, pelo parlamentar mais idoso. A Mesa Diretora é composta por sete cargos: presidente, 1º e 2º vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. 

O processo de votação será aberto e nominal, com os votos dos 21 pares. Cada parlamentar será chamado pela Mesa Diretora, em ordem alfabética, para manifestar seu voto. O 1º secretário chama os vereadores por ordem alfabética para manifestar seus respectivos votos e o 2º secretário os anota e repete em voz alta. Aqueles que não tiverem declarado voto têm o nome chamado novamente e podem fazer isso até a proclamação do resultado final.

Se alguma das chapas inscritas obtiver maioria absoluta dos votos (11) será considerada eleita. Caso contrário, deverá ocorrer uma nova votação e quem conseguir maioria simples (metade dos presentes mais um) vence. Em caso de empate, a chapa que possuir o candidato a presidente mais idoso leva. O 1º secretário é o responsável por anunciar o vencedor. O mandato dos novos dirigentes da Mesa Executiva terá início no dia 1º de janeiro de 2023.

Ato 

Na sessão ordinária da última terça-feira (3), foi lido em plenário pela presidente Francimar Jacintho (PL), o edital que convoca os parlamentares para a sessão preparatória de eleição da Mesa Diretora. De acordo com o ato, a sessão será realizada de forma presencial, seguindo disposições contidas na Lei Orgânica; e também no Regimento Interno da Casa.

O documento, publicado naquela data, destaca que a sessão vai ocorrer em horário regimental e as inscrições das chapas deverão ser apresentadas perante à Mesa Diretora, na forma regimental, respeitando o respectivo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário