window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 5 de abril de 2022

Garimpos ilegais no Maranhão.

A Cidade da "honestidade"  do prefeito Gilberto Braga do PSDB que ouviu do "Pr" pedido de propina em ouro abriga garimpos ilegais no MA.

Parte da população do município de Luís Domingues vive da extração ilegal de ouro e da produção de Juçara. Verba pedida ao Ministério da Educação seriam para a construção de creches e escolas.



Em uma região cercada de garimpos ilegaisLuís Domingues, cidade com 7 mil habitantes no interior do Maranhão, ganhou destaque nacional após o prefeito, Gilberto Braga (PSDB), afirmar que um pastor ter pedido a ele propina de um quilo de ouro em troca da liberação de recursos. A pergunta que não quer calar a cidade de Luís Domingues estava em condições de contratar com o Ministério da Educação?

Localizado a 230 km da capital, São Luís, o município tem uma área urbana com poucas ruas, ladeadas por casas simples e comércio local. Ao todo, segundo a prefeitura, pouco mais de 2 mil alunos estudam em sete escolas públicas, sendo seis municipais e com estruturas ainda dos anos 1970.

Os recursos pleiteados ao MEC seriam para a construção de escolas e creches e outras atividades relacionadas à educação.

Parte da população vive da extração ilegal do ouro, que marca a paisagem, desmatada para a atividade, com escavações e a formação de lagoas, causando danos ao meio ambiente. A região também é conhecida pela produção de juçara.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município foi criado a partir do povoado de Olho d'Água, fundado em 1880.

Antes de ser emancipado politicamente, em 1960, Luís Domingues era parte do município de Carutapera. O nome é uma homenagem a Luís Antônio Domingues da Silva, que foi Deputado Geral na época do Império no Brasil e governador do Maranhão.

A cidade ocupa a 4.444ª posição entre 5.565 municípios brasileiros no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, que mede a qualidade de vida.

Economia e renda

Segundo o IBGE, a estimativa de salário médio mensal dos trabalhadores formais em Luís Domingues era de cerca de 1,8 salários mínimos em 2019. Da população empregada formalmente naquele ano, apenas 6,1% trabalhava na própria cidade.

Entre os 5.570 municípios brasileiros, Luís Domingues apareceu nas últimas posições, em 5460°, de menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2019, de R$ 6.646,02, em 2019.

Pedido de propina

O pedido de propina relatado por Braga do PSDB, partido que deve indicar o candidato a Vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa de Lula do PT, o pedido de propina teria sido feito por Arilton Moura, que  é  pastor foi revelado pelo prefeito ao jornal "O Estado de S.Paulo".


Ao g1, por meio de nota, o prefeito Gilberto Braga confirmou a veracidade das declarações e afirmou que não deu "qualquer crédito às supostas propostas do pastor" (Leia a nota completa abaixo). Ao blog da Ana Flor, Braga diz temer pela própria vida.

Natural de Bragança (PA), ele tem 44 anos e está no seu segundo mandato à frente da gestão municipal. Foi eleito em 2020 com 60,38% com 2.746 votos válidos. Na época das eleições, Gilberto Braga não declarou nenhum bem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário