window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 15 de março de 2022

Tarifa Zero na passagem de ônibus de Paranaguá começa a funcionar nesta terça (15)

Gratuidade no serviço será para moradores e também pessoas que trabalham na cidade mas residem em outro município. Segundo prefeitura, 42 mil pessoas já fizeram cadastro.


O programa "Tarifa Zero" no transporte público de Paranaguá, no litoral do Paraná, começou a funcionar nesta terça-feira (15). A gratuidade vale para os moradores da cidade com pelo menos seis anos e também para pessoas que vivem na região do litoral e comprovem trabalhar no município.

Para quem quiser ter direito ao benefício, é preciso se cadastrar no programa, disponível pela internet ou presencialmente no Terminal Urbano da cidade.

Conforme balanço da prefeitura, cerca de 42 mil pessoas fizeram o cadastro até esta terça.

A previsão da administração pública é que o programa atinja cerca de 150 mil pessoas que usam o serviço na cidade.

O programa atende as 20 linhas municipais e não se aplica a itinerários intermunicipais feitos pelo serviço.

Atualmente, a passagem custa R$ 3,70.

Fonte orçamentária

A lei que implanta a "Tarifa Zero" foi aprovada em dezembro do ano passado pelos vereadores de Paranaguá e sancionada pelo prefeito Marcelo Roque (Podemos) no dia 13 do mesmo mês.

A arrecadação para o financiamento do transporte virá das seguintes fontes:

  • dotação orçamentária própria;
  • recursos do Fundo de Transporte Coletivo Municipal;
  • todos os recursos obtidos com a publicidade no sistema de transporte coletivo.

Em mensagem enviada à Câmara Municipal em novembro, o prefeito de Paranaguá explicou que a ideia do município assumir os custos do transporte veio frente aos constantes "aumentos das despesas que compõem os custos da operação", como valor do diesel e manutenção dos ônibus.

“Tal fato encarece de sobremaneira o custo da tarifa do transporte coletivo, tornando o serviço menos atrativo e cada vez mais financeiramente deficitário. Pensando nisto, foram desenvolvidos vários estudos com o fim de viabilizar a instituição do programa [...] em outras palavras, o município irá financiar o sistema de transporte coletivo de forma integral”, disse.

Funcionamento

A lei prevê, além da gratuidade na passagem, a implantação de novas rotas intermunicipais.

O transporte continuará sendo feito pela empresa Viação Rocio, que detém a concessão do transporte coletivo no município até março de 2023. Com a mudança estipulada pela lei, a administração pagará subsídio à empresa. O valor não foi informado.

A prefeitura também não informou quantas rotas serão criadas, nem detalhou o plano para a criação das novas linhas.

O impacto financeiro total para o município também não foi divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário