window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

sábado, 15 de janeiro de 2022

Igreja Assembleia de Deus em São Luis completa 100 anos, ou seja o seu Centenário

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Luis – IADESL, comemora hoje (15) os seus 100 anos. Reconhecida como uma das mais tradicionais denominações evangélicas, a IADESL consolidou-se como uma igreja prestigiada pela sociedade por todo o seu trabalho voltado para o campo espiritual e social e significativas contribuições prestadas à comunidade.

Como parte da programação de comemoração, os membros da denominação elegeram a mesa diretora presidida pelo pastor José Guimarães Coutinho no Culto Administrativo realizado na última segunda (10) no Templo Central. No decorrer desta semana todas as congregações da IADESL irão promover a celebração do Centenário no Espaço Centenário e agradecimento a Deus.

Com Espaço Centenário o local vai comportar a multidão de membros e congregados da IADESL. Igreja Assembleia de Deus em São Luís realizará a celebração unificada no dia 15, na data em que se comemora o aniversário da Igreja. O evento comemorativo, entretanto, aconceterá amanhã, no Espaço Centenário na Estrada de Ribamar próximo ao sindicato dos Metalúrgicos e o Sipresema em São José de Ribamar.

História

As atividades da Igreja Assembleia de Deus foram iniciadas extraoficialmente em São Luis no ano de 1921, através do trabalho do pastor colombiano Clímaco Bueno Aza, enviado ao Maranhão pela igreja-mãe de Belém – PA.

O pastor Bueno Aza recebeu a Jesus como salvador em 1913 em Belém do Pará, ingressando na igreja Assembleia de Deus logo nos seus primeiros anos de fundação no Brasil. Ele chegou a ser auxiliar do pioneiro Daniel Berg, de quem também era amigo próximo e aprendiz.

Pastor colombiano Clímaco Bueno Aza e esposa

Bueno Aza iniciou o trabalho de evangelização na capital maranhense no final de 1921, distribuindo folhetos e afirmando a mensagem simples de que Jesus salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará. O primeiro casal a receber a salvação em Cristo Jesus, Propécio Lázaro Lobato e Ana Almeida Lobato, cedeu a própria residência para a realização dos primeiros cultos de oração e ensino da Palavra de Deus e, no dia 15 de Janeiro de 1922, deu-se origem oficialmente a Igreja Assembleia de Deus em São Luis, situada na rua 7 de Setembro, Centro. Também nesta data foi realizado o primeiro batismo em águas oficializando os novos membros recém convertidos e também a primeira celebração de Santa Ceia.

A IADESL foi mantida pela Igreja Assembleia de Deus de Belém-PA até o ano 1947, quando passou a ter administração própria.

A seguir, a lista de pastores que presidiram a IADESL ao longo desses 98 anos:

  • Pr. Clímaco Bueno Aza – 1922
  • Pr. Manoel da Penha – 1922 a 1927
  • Pr. Nels Julius Nelson – 1927
  • Pr. Manoel César – 1927 a 1932
  • Pr. Luís Higino de Souza – 1932 a 1935
  • Pr. Januário Norberto Soares – 1935 a 1937
  • Pr. José Bezerra Cavalcante – 1937 a 1939
  • Pr. Deocleciano Cabralzinho de Assis  – 1939 a 1941
  • Pr. Francisco Pereira do Nascimento – 1941 e 1944
  • Pr. José Leonardo da Silva  – 1942 a 1943
  • Pr. José Ramos – 1944 a 1947
  • Pr. José Pinto de Meneses – 1948 a 1952
  • Pr. Francisco Moisés Garcia – 1953
  • Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos – 1953 a 1956
  • Pr. José Teixeira Rêgo – 1956 (interinamente)
  • Pr. Estevam Ângelo de Sousa – 1956 a 1996
  • Pr. José Guimarães Coutinho – 1996 até os dias atuais

Pastor Estevam Ângelo de Sousa

É impossível contar a história da IADESL e não mencionar o estimado pastor Estevam Ângelo de Sousa, reconhecido não somente pelos fieis, mas também por toda a sociedade maranhense como um grande líder.

Quando assumiu a presidência, a IADESL contava com apenas 3 templos. Ao final da sua administração, deixou 167 templos construídos. Nessa gestão também foram criados o Colégio Bueno Aza, a Fundação Cultural José Romão de Souza e a Rádio Esperança FM, cujo prédio que abriga a sede foi construído em sistema de mutirões sob a coordenação do

coordenação do pastor Estevam.

Pastor Estevam Ângelo de Souza: um grande líder da IADESL

A inauguração da Esperança FM foi um marco para a Igreja Assembleia de Deus que passou a contar com um importante veículo de comunicação para propagar a mensagem de Cristo aos 4 cantos de São Luis chegando também a muitos municípios maranhenses.

O pastor Estevam faleceu no dia 14 de fevereiro de 1996, vítima de um acidente automobilístico. Deixou vários livros publicados, importantes obras concluídas e um legado imensurável para a IADESL.

Pastor José Guimarães Coutinho

Desde 1996 a IADESL está sob os cuidados do pastor José Guimarães Coutinho. Com seu peculiar jeito de ensinar a Palavra de Deus e uma visão de crescimento, o Pastor Coutinho empreendeu um grande projeto de expansão da IADESL.

Implantou o sistema de áreas de trabalhos pastorais que dinamizou as atividades da igreja fazendo com que a IADESL alcançasse praticamente todas as regiões da capital.

Outro marco foi a implantação de um arrojado projeto missionário através da Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em São Luis – SEMADESL criada logo no primeiro ano da gestão do pastor Coutinho. Hoje, a IADESL está em 5 continentes, tribos indígenas e em áreas urbanas levando a Palavra de Deus a todo o mundo.

Pr. José Guimarães Coutinho, atual presidente, ministrando a Palavra de Deus na primeira edição da Festa do Céu

Uma Igreja dinâmica

A IADESL é uma grande Igreja organizada em departamentos para melhor atender ao imenso rebanho de fieis da denominação. Os departamentos da IADESL abrangem todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres. Existem também setores que trabalham na área familiar, missões e Ação Social.

A Assembleia de Deus espalhou-se por toda a Ilha de São Luis, alcançando desde as áreas periféricas até os bairros nobres. Em todos os cantos da capital maranhense há uma congregação assembleiana pregando a Palavra transformadora do Evangelho e exercendo, com excelência,

relevância na sociedade.

Cngresso de Mocidade da Assembleia de Deus em São Luis, um dos maiores eventos da IADESL realizado em julho de 2019

Atuação Social

A IADESL não se preocupa apenas com o aspecto religioso e espiritual, mas desenvolve também diversas ações de caráter social visando beneficiar toda a comunidade ludovicense.

A Igreja mantém um Centro Social, localizado no bairro Vinhais, no qual oferece diversos serviços voltados à população carente tais como atendimento com clínico geral, psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, serviços odontológicos e cursos diversos de qualificação.

Anualmente realiza a campanha de doação de sangue intitulada Vem Doar em parceria com o HEMOMAR. Através desse projeto, os fieis da Assembleia de Deus são estimulados a exercerem o ato de solidariedade e amor ao próximo e centenas de bolsas de sangue são arrecadadas para abastecer o HEMOMAR e ajudar a qualquer pessoa que necessite desse tipo de ajuda, independente se é ou não membro da igreja.

Ação Social AD Cidadania, um dos projetos sociais realizados pela IADESL

A IADESL também realiza a Ação Social chamada AD Cidadania, idealizada pelo pastor Coutinho e realizada pela Assessoria de Assistência Social da Igreja. Nesse projeto, a Assembleia de Deus faz parceria com diversas instituições como Defensoria Pública, Sesc, Senac, Procon, faculdades e universidades de São Luis e centenas de voluntários da própria igreja promovendo um dia de cidadania e serviços relevantes para a população.

Várias áreas de trabalhos pastorais também desenvolvem projetos de construção de casas para pessoas de baixa renda, assistência a viúvas e idosos , distribuição contínua de cestas básicas para membros e pessoas da comunidade e manutenção de centros de reabilitação para dependentes químicos.

Para melhor organização da atuação social da IADESL foi criada a ASSIADESL – Assessoria de Assistência Social da IADESL. A referida assessoria trabalha incessantemente nos bastidores para atender à demanda social da Igreja nos mais diversos setores.

Centenário

Faltando 2 anos para o Centenário, a IADESL intensifica os preparativos para a grande celebração. Os fiéis espalhados em todas as congregações tem se empenhado nas orações voltadas para o crescimento da Igreja.

No Espaço Centenário, já foram iniciadas as obras de construção do mega Centro de Convenções onde será comemorado o Centenário da Assembleia de Deus em São Luis. Um ato de simbólico de gratidão a Deus marcou o início oficial das obras no dia 10 de Dezembro de 2019. As obras seguem em ritmo acelerado.

O pastor José Guimarães Coutinho, presidente da IADESL, e Daniel Matos, coordenador do projeto, falaram da importância da construção para a IADESL

Enquanto isso, a Assembleia de Deus em São Luis continua com seu trabalho de evangelização, ensino da Palavra de Deus e ampliação das obras sociais cumprindo sua missão na Terra.

Com informações da Esperança FM 100,9

Por: Oséas Oliveira




Um comentário:

  1. Parabéns a minha amada igreja. Louvo a Deus por ser parte desse ministério, onde muito aprendir, com os meus pastores, Estêvão Ângelo de Sousa, e meu pastor, José Guimarães Coutinho. A quem devo muita honrra, por ter me ajudado nos momentos mais difíceis da minha vida. Servir ao senhor nesta igreja, desde a minha mocidade, e louvo a Deus pelos ensinamentos que recebir ,os quais tem me mantido de pé diante de Deus até hoje. Parabéns, a todos os membros, a todos os pastores em todas as congregações divididas em áreas que tem contribuído para o crecimento desta grande obra. Deus é fiel, e cuida dos seus. Um abraço a todos. Miss. Maria de jesus. Em Brasília DF.

    ResponderExcluir