Páginas


sábado, 11 de dezembro de 2021

 IFMA anuncia 1.100 vagas em cursos de qualificação profissional

Vagas serão ofertadas em doze cursos gratuitos e presenciais no âmbito dos Programas Qualifica Mais Progredir, Qualifica Mais EnergIF e Mulheres Mil.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias vai ofertar 1.100 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A ação ocorre no âmbito dos Programas Qualifica Mais Progredir, Qualifica Mais EnergIF e Mulheres Mil. Por meio da qualificação profissional, pretende-se  impulsionar a economia, fortalecer a empregabilidade, a inclusão produtiva e a geração de renda. O curso FIC também é um diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimentos, oportunidades e melhorias na remuneração.

Ao todo, serão ofertados 12 cursos gratuitos e de forma presencial: Auxiliar Administrativo (160h); Auxiliar de Biblioteca (160h); Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h); Auxiliar de Saúde Bucal (375h); Cervejeiro (200h); Cuidador de Idoso (220h); Cuidador Infantil (160h); Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h); Garçom 200h; Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h); Microempreendedor Individual (160h); e Promotor de Vendas (160h). Saiba mais sobre os cursos aqui.

No âmbito do Qualifica Mais Progredir, serão ofertadas 500 matrículas no curso de Microempreendedor Individual (MEI) voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Na linha do Qualifica Mais, o EnergIF disponibiliza 200 vagas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Já o Mulheres Mil tem 400 vagas em dez cursos de qualificação profissional.

O acesso aos cursos será feito por meio de processo seletivo. O cronograma institucional prevê que todos os cursos sejam ofertados até dezembro de 2022. Para iniciar a execução, o Campus Caxias oferta 40 vagas no curso Promotor de Vendas. As inscrições iniciarão na segunda-feira, 22 de novembro, na escola Vespasiano Ramos, localizada na Rua Santa Rita, 268, Bairro Ponte. Acesse aqui a página do processo seletivo.

Diretor-geral do Campus, professor João da Paixão, na solenidade de lançamento da oferta institucional do Campus Caxias para qualificação profissional

Anúncio – Para anunciar as pactuações, o Campus Caxias reuniu, na quarta-feira (17), servidores e autoridades do município. “Sabendo da importância dos programas governamentais e, contribuindo para a consolidação da educação profissional e tecnológica, o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação e da Cidadania, estruturou uma agenda estratégica para implementar e consolidar esses programas, os quais serão executados pelo IFMA em parceria com as instituições aqui presentes nesta tarde”, disse o diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão Soares. 

Na execução dos cursos, a proposta, segundo o gestor da unidade de ensino, é ofertá-los nos bairros e povoados de Caxias. “Para ofertar esses cursos, o IFMA vai ao seu público-alvo. Dessa forma, ao longo deste e do próximo ano, estaremos ainda mais próximos dos jovens, adultos e das mulheres. Todos terão oportunidade de obter uma qualificação profissional com excelência. Isso só será possível porque temos a parceria com a Prefeitura, suas secretarias, a Câmara de Vereadores e outras instituições”, afirmou João da Paixão.  


O evento contou com a participação do prefeito Fábio Gentil, do vice Paulo Marinho Júnior e Amanda Gentil, secretária de governo. “Eu, Paulinho e todos os secretários temos trabalhado de forma construtiva, eficiente e integrada para que tenhamos condições de oferecer oportunidades para a população caxiense. É notório que o IFMA tem formado bons profissionais e proporcionado essas oportunidades. Então, é com muita satisfação que recebemos essa proposta de atuar de forma articulada para levar essas oportunidades que irão, como dizem os Programas, impulsionar a economia, fortalecer a empregabilidade, a inclusão produtiva e a geração de renda em Caxias e Região”, disse o prefeito.

Paulo Marinho Júnior observa que os cursos atendem aos arranjos produtivos locais. “No contexto atual, essa iniciativa é essencial. Nós não temos somente cursos gratuitos; nós temos cursos que estamos precisando, que as pessoas estão precisando. Observamos que são cursos que realmente atendem aos arranjos produtivos locais, logo, promoverão inserção ou reinserção no mundo do trabalho. Além disso, cabe frisar que são rápidos, com duração de três a cinco meses”, destacou o vice-prefeito.

O evento também contou com a participação de secretários municipais e representantes das pastas de Educação; Assistência e Desenvolvimento Social; Políticas para Mulheres; Indústria e Comércio; Meio Ambiente; Trabalho e Economia Solidária; e Saúde. O representante do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Expedito de Jesus Mota Júnior, também compareceu ao anúncio. O espaço da instituição receberá a oferta do curso Promotor de Vendas, o primeiro das pactuações.

A coordenadora geral de programas especiais do Centro de Referência Tecnológica do IFMA (Certec), Rosifrance Candeira Machado, destaca que, além do Campus Caxias, as pactuações envolvem outros Campi. “O IFMA, através dos programas do Governo Federal, tem atuado incisivamente na oferta de vagas de cursos em várias áreas, atendendo a público diversificado em todo o Maranhão”, frisa. “O público-alvo de nossas ações atende mulheres em vulnerabilidade social, bem como jovens e adultos que buscam qualificação profissional que contribua para sua inserção no mundo do trabalho”, acrescenta. “O Campus Caxias é uma de nossas unidades que tem se comprometido fortemente para elevar o nível de atendimento das demandas sociais por qualificação profissional postas ao IFMA”, concluiu Rosifrance Machado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário