domingo, 19 de abril de 2020

Governo disponibiliza novos leitos para atendimento exclusivo a casos de Covid-19

Na luta pela ampliação de leitos exclusivos para casos de Covid-19, o Governo do Estado disponibilizou mais 71 novos leitos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM).

A liberação dos leitos que ficam no 4º andar da unidade de saúde será realizada com a transferência de pacientes da clínica médica para os 54 novos leitos criados pelo Governo do Estado no Hospital do Servidor.

Dessa forma, o espaço fica liberado para assistência exclusiva aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, ampliando a capacidade de atendimento do HCM, hospital de alta complexidade que é referência no atendimento a pacientes com o novo coronavírus.

“Nos últimos dias tivemos um aumento alarmante do número de casos de pessoas necessitando de leitos de ala amarela, leitos de enfermaria para Covid-19. Nosso desafio é ampliá-los e neste sábado a gente ganha 71 leitos com o remanejamento de pacientes do HCM para o Hospital do Servidor. Assim, a gente passa de 80 para 150 leitos de enfermaria exclusivos para a assistência a pacientes diagnosticados com a Covid-19. É o Governo do Maranhão lutando contra a pandemia e pedindo a contribuição da população: fiquem em casa. Juntos, podemos vencer essa guerra”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


Com os novos leitos liberados, serão, só no HCM, 111 leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 que precisarem de assistência hospitalar, pois o hospital já contava com 40 leitos exclusivos para tratamento de casos do novo coronavírus, sendo 20 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 20 de enfermaria.

De acordo com o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, a ampliação dos leitos na unidade de saúde será mais um ganho para a rede estadual no combate à pandemia. “Vamos nos próximos dias dar uma folga para as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e com o tempo chegar a resolutividade melhor dos pacientes. Ou seja, pacientes com necessidade de continuar internados no HCM continuarão aqui, e aqueles que não tiverem exames positivos e com boas condições clínicas de alta irão para casa concluir seu tratamento em domicílio”, detalhou o médico.

Para ampliação do serviço, profissionais qualificados foram destinados para desempenhar funções específicas no tratamento a pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19. “A equipe destinada a atuar na Clínica Médica está pronta. Estamos finalizando a formação da equipe que vai para o 4º andar, pois precisam de treinamento específico para casos suspeitos de Covid-19”, completou Medeiros.

Hospital do Servidor

Com a nova estrutura, o Hospital do Servidor terá 54 leitos destinados para Clínica Médica e especialidades como pneumologia e neurologia.

Os pacientes, que antes recebiam atendimento no 4º andar do HCM e no Hospital Dia - pacientes vasculares - estão sendo transferidos para este novo espaço. O local passou por obras, realizadas por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), e foi equipado com aparelhos modernos para receber pacientes e acompanhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário