quarta-feira, 29 de abril de 2020

Flávio Dino anuncia a abertura de 27 novos leitos de UTI em São Luís
O governador Flávio Dino anunciou, em entrevista à TV Mirante, a abertura de 27 leitos novos de UTI para a Ilha de São Luís ainda nesta quarta-feira (29), além dos novos leitos dos hospitais particulares que foram incorporados à rede pública de saúde e 130 novos leitos que estarão disponíveis na semana que vem.

“É muito importante dizer a todos que estamos atravessando um quadro sanitário gravíssimo nacionalmente. São Luís começou com 80 leitos de UTI e vamos chegar hoje a 132  leitos. Estamos contratando médicos e tomando todas as medidas necessárias para cuidar das famílias maranhenses”, disse o governador.

Na entrevista, o governador relatou o recebimento de ofício dos hospitais particulares de São Luís tratando da super ocupação dos leitos privados na capital.

“Observamos o crescimento da taxa de hospitalização na rede pública e na rede privada. Recebi há pouco um ofício dos hospitais privados de São Luís comunicando que estão no limite do número de vagas. Os números de internação ultrapassam a capacidade da rede privada”, disse Flávio Dino.

O governador falou sobre o investimento dos novos prédios hospitalares, novos leitos, equipamentos respiratórios, locação de leitos dos hospitais privados, contratação de mão de obra dos profissionais da saúde mas relembrou que, apesar de todos os esforços, se as pessoas continuarem descumprindo as regras de etiqueta sanitária, haverá uma tendência de endurecimento das medidas preventivas na próxima semana.

“Faço questão de frisar: não há pânico. Temos tempo. Há muitos boatos circulando em grupos de WhatsApp. Informamos que qualquer nova medida será avisada com antecedência”, complementou o governador.

Fiscalizações

Diariamente o Governo do Estado amplia a fiscalização, inclusive, com aplicação de multas aos estabelecimentos comerciais não-essenciais que estão descumprindo o decreto emitido pelo governador.

“Já realizamos centenas de fiscalizações, por meio da Polícia Militar, Procon e Vigilância Sanitária. Estamos aplicando multas aos bancos que concentraram as maiores aglomerações nos últimos dias. Na próxima semana anunciaremos novas medidas preventivas para salvar vidas”, afirmou Flávio Dino.

No início da pandemia do coronavírus, a Ilha de  São Luís possuía 80 leitos de UTI e 80 leitos clínicos vinculados à rede pública estadual, exclusivos para tratamento de Covid-19.

Hoje, a rede estadual de saúde conta com 136 leitos de UTI e 350 leitos clínicos na Ilha disponíveis aos pacientes que precisam de internação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário