window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

domingo, 12 de abril de 2020

Coronavírus/Covid-19: Centro de Testagem Viva Beira-Mar será exclusivo para profissionais de saúde e segurança pública
O Governo do Maranhão anunciou novas medidas para atender os casos suspeitos de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Testagem, localizado no anexo do Viva Beira-Mar, será exclusivo, a partir de segunda-feira (13), para profissionais de saúde e da segurança pública. Para população em geral, o atendimento dos casos suspeitos ocorre em tendas externas para realização de triagem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Araçagi, Itaqui-Bacanga, Vinhais e Cidade Operária.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que com o atual avanço do vírus no país o Estado adotou novas medida para o enfrentamento do coronavírus. “Hoje, a SES estabeleceu novos fluxos de atendimento diante do cenário de pandemia do covid-19 no Brasil. Medidas como o atendimento exclusivo para profissionais de saúde e segurança no Centro de Testagem, e da população nas UPAS, adaptando-as ao cenário atual”, destacou.

Para realização da testagem, os profissionais de saúde e da segurança devem apresentar RG e contracheque.

Tendas externas na UPAS

Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na área externa profissionais de saúde realizam a etapa de triagem de pacientes. Se o paciente tiver sintomas leves e um quadro de síndrome gripa normal, ele vai levar o atestado de 14 dias e as orientações para permanecer em confinamento em casa. Em caso de agravamento do quadro, ele deve retornar à unidade.

Quando identificados sintomas moderados, o paciente será encaminhado para alguma das unidades de referência: Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário (HUUFMA).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são considerados sintomas moderados, coriza, tosse seca, febre de 38° ou mais, bem como desconforto respiratório. No caso de pacientes em estado grave, com tosse intensa, falta de ar e febre alta, deverão ser transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva das unidades de referência.

Atendimento à população

Por meio do número (98) 3133-6406, a população será auxiliada sobre o atendimento do Centro de Testagem do Maranhão. Há também o telefone 136, para esclarecimentos sobre o covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário