window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quinta-feira, 26 de março de 2020

FUNERÁRIA DE BELO HORIZONTE MG

O gerente do estabelecimento, que alegou que desde sexta-feira (20) haviam sido recebidos 73 cadáveres, número considerado elevado para a rotina do estabelecimento.
Funerária de BH diz que recebeu só 22 corpos; O grupo nega que os corpos tenha o com diagnósticos parecidos com Covid-19;




Por Redação, 23/03/2020 às 13:15
atualizado em: 23/03/2020 às 15:31

Foto: Google street view

Uma funerária localizada no bairro Nova Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, disse ter recebido dezenas de corpos entre a última quinta-feira (19) e domingo (22) com indicativos de  "insuficiência respiratória aguda, pneumonia crônica ou aspirativa", sintomas parecidos os da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

As vítimas têm faixa etária entre 49 e 90 anos. A informação foi confirmada pelo gerente do estabelecimento à Itatiaia, mas o Grupo Zelo nega.
Nesta manhã viralizou um boletim de ocorrência que relata que a Polícia Militar (PM) foi acionada na noite desse domingo (22), por meio de denúncia anônima, para a funerária. Quando chegaram ao local, os policiais foram recebidos pelo gerente do estabelecimento, que alegou que desde sexta-feira (20) haviam sido recebidos 73 cadáveres, número considerado elevado para a rotina do estabelecimento.

Desses, 23 estavam com diagnósticos sintomáticos relacionados à Covid-19.

O gerente teria dito que em 30 anos de profissão não se recordava de receber quantidade de corpos tão grande em um intervalo tão pequeno de tempo.

Um dos casos, em Betim, na Grande BH, consta no laudo médico:

"Vigência da pandemia Covid-19". O último corpo permaneceu na filial de Betim, sendo orientado sepultamento imediato logo após a internação.

A Secretaria de Saúde disse que a situação é avaliada e acompanhada por órgãos competentes.

"Vale ressaltar que não há, até o momento, nenhum caso confirmado de óbito por Covid-19 no estado de Minas Gerais. Tão logo as informações sejam apuradas adequadamente daremos os devidos esclarecimentos", destaca.

Minas Gerais possui 83 casos confirmados de coronavírus, conforme balanço divulgado na tarde deste domingo pela pasta. Outros 7.190 estão em investigação.

Em nota, o Grupo Zelo afirmou que não é responsável pela emissão de atestados de óbitos, portanto está impossibilitado de atestar a causa mortis dos atendimentos realizados e que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado de caso de Covid-19.

Por ITATIAIA

Nota do Grupo Zelo

Denúncia anônima leva governo de Minas Gerais a investigar mortes por suspeita de coronavírus

Corpos teriam chegado em funerária com atestados compatíveis para covid-19. Minas ainda não tem registro oficial de morte pela doença.

Por Fernando Zuba, TV Globo — Belo Horizonte
 

Denúncia anônima leva o governo a investigar suspeita de mortes por coronavírus
Secretário de Saúde de MG abre investigação sobre denúncia de aumento de óbitos
A Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) vão investigar uma denúncia anônima de que uma funerária em Belo Horizonte teria recebido corpos com atestados de óbito que levantariam suspeita de novos casos de coronavírus.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, policiais foram neste domingo (22) até a funerária Zelo, no bairro Nova Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, checar a informação de que a funerária teria recebido dezenas de corpos suspeitos.
Ainda segundo o boletim, o gerente da funerária Sérgio José da Silva disse que em um período de 72 horas cerca de 73 cadáveres chegaram ao estabelecimento. Destes 23 teriam atestados de óbito com causas como “insuficiência respiratória aguda”, “pneumonia crônica” e “pneumonia aspirativa”. Além disso, todos com faixa etária entre 50 e 90 anos de idade.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Pereira da Silva, não acredita que as mortes sejam causadas por coronavírus, mas decidiu abrir uma investigação.
“É muito difícil de acontecer, pois não é o padrão que a gente trabalha. Mas nós vamos rastrear isso, é função da Vigilância Sanitária, ela rastreia tudo” disse.
O secretário disse ainda que todo caso de internação em hospitais com quadro gripal ou qualquer sintoma que indique contaminação por coronavírus, é imediatamente comunicado aos órgãos competentes para que sejam feitos os testes.
“Como há essa dúvida, a equipe da Vigilância vai avaliar isso agora. Eu orientei para verificar esses atestados de óbito”, falou.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, os corpos teriam vindo das cidades de Contagem, Betim, Matozinhos e Sete Lagoas, e também um caso do Hospital Militar de Belo Horizonte.
A reportagem do G1 conversou com o gerente da funerária. Sérgio José da Silva deu números diferentes do que estão no registro da PM.
“Na realidade foram 32 óbitos, em 72 horas, por algum tipo de insuficiência respiratória. Apenas um caso de Betim foi diagnosticado como coronavírus”, explicou o funcionário.
O presidente do Sindicato das Empresas Funerárias e Congêneres na Prestação de Serviços Similares do Estado de Minas Gerais (Sindinef), Daniel Luiz Santos Gonçalves Pereirinha, afirmou que o número de óbitos registrou aumento, mas que medidas estão sendo adotadas para combater uma possível subnotificação de casos.
“A situação está mudando muito rápido e as empresas já estão adotando protocolos de prevenção no manuseio de todos os óbitos, orientadas pelo sindicato. Nossa referência para o trabalho é a causa mortis informada na declaração de óbito, por isso é importante colocar o nome codiv-19, quando for o caso, para que adotemos protocolos específicos e evitar a subnotificação de casos”, destacou.
Já o Grupo Zelo, que administra a funerária da Nova Gameleira, informou que todos os atendimentos recebidos pela funerária estão dentro da normalidade. E diferentemente do que disse o gerente, não houve comunicação de nenhum caso de coronavírus confirmado pelos hospitais.
De acordo com boletim divulgado pelo governo nesta segunda-feira (23), Minas Gerais tem 128 casos confirmados de coronavírus, sendo 60 em Belo Horizonte. Em entrevista, o secretário de Saúde disse que o estado ainda investiga 20 mortes suspeitas do coronavírus. E outros 20 pacientes estão internados em estado grave.
Na mesma entrevista coletiva virtual, na tarde desta segunda-feira (23), o governador Romeu Zema (Novo) respondeu a uma pergunta que dizia sobre 41 corpos em 72 horas em uma funerária. Segundo o governador, "parece que alguém pegou e dado e vazou", desacreditando qualquer credibilidade na informação.
Ainda de acordo com Zema, a Região Metropolitana de Belo Horizonte tem, diariamente em épocas de normalidade, 150 velórios por dia. E, portanto, o número de 41 corpos em três dias está totalmente dentro da normalidade.
"Querer colocar como furo de reportagem o que não se confirma estatisticamente é fazer notícia onde não tem", criticou.
Álcool gel é usado no combate à transmissão do novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Integração
  1. Álcool gel é usado no combate à transmissão do novo coronavírus — Foto: Reprodução/TV Integração

⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
*CIDADE ALERTA*
🦅🗞📰🇧🇷

⤵️

Nenhum comentário:

Postar um comentário