window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Na semana do aniversário de 407 anos, São Luís recebe novos ônibus e contabiliza avanços no setor de transporte urbano

Prefeito Edivaldo acompanhou a inclusão dos novos veículos ao sistema de transporte da capital que agora tem 83% de sua frota operante renovada

Na semana de aniversário de 407 anos, São Luís recebe novos ônibus e contabiliza avanços no setor de transporte urbano
O sistema municipal de trânsito e transporte urbano de São Luís avançou ainda mais nesta quarta-feira (4), com a inclusão de 17 novos ônibus com acessibilidade e ar-condicionado  ao sistema. O prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou a apresentação dos novos veículos, em ato na Praça Maria Aragão. Com esta ação, São Luís conta agora com 680 ônibus renovados desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, número que representa cerca 83% da frota operante na capital. Desse total, 317 veículos são climatizados e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Com a renovação da frota, São Luís é, atualmente, a capital do Nordeste que tem a frota de ônibus com a menor média de idade. A entrega ocorre na semana em que São Luís comemora 407 anos, celebrados no próximo domingo (8), com uma vasta programação festiva organizada pela Prefeitura de São Luís.
No ato de apresentação dos novos ônibus, o prefeito Edivaldo destacou os avanços no setor do transporte como um dos mais importantes legados da sua gestão, fortalecido pela realização da histórica licitação, a partir da qual todo o sistema passou por uma completa reestruturação que proporcionou melhorias estruturais e a modernização do serviço.
"Vamos celebrar o aniversário de 407 anos da nossa São Luís com muitas realizações. E a inclusão desses novos ônibus ao sistema de transporte público local é mais uma vitória para a cidade. Tenho sempre dito que o serviço de transporte urbano da capital tem de ser analisado pela ótica do antes e do pós licitação, algo que poucos acreditavam que aconteceria. Os resultados já podem ser sentidos pela população, que hoje utiliza um sistema moderno, trafegando em ônibus novos, climatizados e com acessibilidade", afirmou o prefeito Edivaldo, que esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.
Presente ao ato, o vice-prefeito Julio Pinheiro também destacou as conquistas na área. "A inserção desses novos ônibus, que integra as ações de reestruturação do sistema de trânsito e transporte implementadas pela gestão, é mais uma das muitas iniciativas destinadas à melhoria do serviço na capital maranhense, que tem registrado avanços importantes e conseguido ofertar à população um serviço cada vez mais de qualidade", frisou.
Com as melhorias implementadas no sistema de transporte, a Prefeitura conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes da implantação do projeto de modernização do transporte urbano, o sistema chegou a ter veículos com mais de 10 anos circulando pela cidade.
Segundo o adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Israel Pethrus, os novos ônibus vão atender às linhas da região da Cidade Operária, que servem a bairros como Cidade Olímpica, São Bernardo, São Raimundo, entre outros.
"A disponibilização desse novo lote de ônibus representa mais ganhos para a população que utiliza o sistema de transporte público da capital. Os veículos vão atender a uma região muito populosa e onde é grande a demanda pelo serviço. De forma que, com mais esses veículos novos, vamos proporcionar uma cobertura significativa do serviço para atender essa área. Mas a inserção de veículos novos e os serviços de modernização do sistema não param por aqui, pois há muito ainda por vir nesse grande projeto de reestruturação do setor, que é um grande marco da gestão do prefeito Edivaldo", observou Pethrus.
A renovação da frota de ônibus da capital é parte do programa de reestruturação do sistema de transporte urbano de São Luís, que contempla ainda outras medidas como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, evitando assim as fraudes que prejudicavam o sistema; a bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.
RENOVAÇÃO
Com a renovação da frota, São Luís é, atualmente, a capital do Nordeste que tem a frota de ônibus com a menor média de idade, em circulação na cidade, com aproximadamente 4,5 anos, o que é considerado mais uma importante marca da gestão do prefeito Edivaldo, principalmente a partir da licitação, em 2016, quando todos os ônibus inseridos ao sistema passaram a vir com equipamentos de ar-condicionado, adaptados com elevadores para uso das pessoas com deficiência e três portas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros.
Com a reestruturação do sistema de transporte urbano da capital, as melhorias são enaltecidas por usuários e pelos trabalhadores do sistema que já sentem a mudança de realidade, a exemplo do estudante Leonardo Ferreira, 17 anos. "Os elementos de acessibilidade às pessoas com deficiência no transporte público, os veículos com ar-condicionado e a renovação da frota são, para mim, os pontos de maior revolução e melhoria do serviço", disse.
As melhorias também são observadas pelos trabalhadores do sistema de transporte, como o motorista Sidney Ferreira, 42 anos, que trabalha há uma década no sistema de transporte público. "As melhorias são visíveis e em todos os aspectos. A licitação, realmente, concretizou melhorias inimagináveis. E nós, que trabalhamos por longas horas, temos hoje muito mais conforto para desempenhar nosso trabalho, com muito mais conforto", pontuou o motorista.
Também participaram do ato de apresentação dos novos veículos, os secretários municipais Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Nonato Chocolate (Relações Parlamentares) e os veadores Edison Gaguinho, Paulo Victor e Concita Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário