window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

MEIO AMBIENTE

Corpo de Bombeiros inicia Operação Maranhão Sem Queimadas

Entre os meses de agosto e novembro, o Maranhão vive o período mais intenso de estiagem, marcado pelo aumento de… [  ]
Resultado de imagem para FOTOS DOS BOMBEIROS DO MARANHÃO 24 BATALHÃO DE CAÇADORES
Coronel Celio Roberto Comande Geral do CBMA
Entre os meses de agosto e novembro, o Maranhão vive o período mais intenso de estiagem, marcado pelo aumento de focos de incêndio em função da baixa umidade relativa do ar. Altas temperaturas e ventos mais fortes também contribuem para a propagação do fogo. Para ampliar as equipes de combate a incêndios no estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciou a Operação Maranhão Sem Queimadas.
Resultado de imagem para FOTOS DOS BOMBEIROS DO MARANHÃO 24 BATALHÃO DE CAÇADORES

“Como se trata de um período crítico, nós estamos colocando essa operação que visa combater o fogo, e também promover a orientação da população para redobrar os cuidados e minimizar os focos de incêndio”, explica o major José Lisboa, subchefe da quinta seção do CBMMA.
Com o reforço da operação para combater incêndios, os bombeiros realizam um trabalho integrado com o Exército por meio do 24º Batalhão de Caçadores e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 Bis), Centro Tático Aéreo, Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Ibama.
Resultado de imagem para FOTOS DOS BOMBEIROS DO MARANHÃO 24 BATALHÃO DE CAÇADORES
“Além da parceria com o Exército e demais instituições, contamos com a participação de voluntários e de brigadistas que estão ampliando nossas forças de combate a esses focos de incêndio”, disse o major Lisboa.
Em agosto, o governador Flávio Dino assinou decreto n° 35.122, determinando a proibição do uso do fogo para a limpeza e manejo de áreas no estado do Maranhão. O dispositivo é baseado no artigo 225 da Constituição Federal, que garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado a todos.
Orientações
A participação da população na prevenção é fundamental no combate aos incêndios e queimadas no Estado, uma vez que a maioria dos focos é gerada por ação humana. O Corpo de Bombeiros orienta que a população evite uso de fogo, especialmente nas proximidades de áreas com vegetação seca.
“Neste período de estiagem orientamos a população que redobre o cuidado, para não lançar pontas de cigarro no chão, não lançar fogos de artifício em áreas de vegetação seca e não promover queimadas como forma de limpeza de terrenos são importantíssimos”, reforçou o oficial.
Reforço de unidades
Para ampliar a ação do Corpo de Bombeiros no estado, desde 2015 o governador Flávio Dino determinou a ampliação de Unidades da Corporação em todas as regiões do Maranhão. O Governo do Estado também ampliou de uma para dez as unidades do Colégio dos Bombeiros Militares.
O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário