window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO

Audiência pública define cursos técnicos profissionalizantes no IEMA Rio Anil nesta segunda

O Governo do Maranhão, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realiza nesta segunda-feira… [  ]
Resultado de imagem para Audiência pública define cursos técnicos profissionalizantes no IEMA Rio Anil nesta segunda
O Governo do Maranhão, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realiza nesta segunda-feira (9), audiência pública para definir os cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio em tempo integral a serem ofertados na unidade plena Rio Anil. A audiência acontece às 9h no auditório da escola. Participam alunos que estão no 9º ano do ensino fundamental do Centro Integrado Rio Anil (Cintra), professores e comunidade escolar.
“Esse é o primeiro passo de um processo de transição importante que estamos implementando no Cintra com o objetivo de transformá-lo em uma unidade plena do IEMA, o IEMA Rio Anil”, comenta o reitor do Instituto, Jhonatan Almada, reiterando que esse “é um momento de participação democrática para a tomada de decisão em relação aos cursos técnicos que ali serão oferecidos com a qualidade e o padrão IEMA.”
Mas de 530 estudantes são esperados para a audiência. Eles poderão escolher entre cinco opções de curso técnicos, que são ofertados de acordo com a vocação econômica da região. Os seguintes cursos técnicos propostos por eixo tecnológico de acordo com o catálogo nacional de cursos técnicos serão ofertados: No eixo tecnológico ambiente e saúde, o curso ofertado é o técnico em gerência de saúde, com carga horária de 1.200 horas. No eixo tecnológico gestão e negócios – compreende tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão – poderão escolher entre os seguintes cursos técnicos: técnico em administração – com 1.000 horas; técnico em marketing – 800 horas; e técnico em logística – 800 horas.
No eixo tecnológico informação e comunicação – compreende tecnologias relacionadas a infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações – têm a opção do curso técnico em informática para internet, com 1.000 horas/aulas.
Para participar da plenária é preciso observar alguns procedimentos: direito de manifestação oral ou por escrito, conforme disposições do edital de convocação da audiência; as manifestações orais observarão a ordem sequencial do registro da intenção para manifestação; o tempo para manifestação oral será definido em função do número de participantes e da duração total prevista na agenda, sob a coordenação do reitor do Instituto; decorrido o tempo estipulado para a audiência pública, o IEMA, por do meio do seu reitor, fará as considerações finais acerca do debate e os devidos encaminhamentos.
Alguns dos passos após a audiência pública são o seletivo de alunos e a matrícula para o início do ano letivo de 2020. No seu primeiro ano de funcionamento, a unidade plena do IEMA Rio Anil deve contar com 13 salas de aula. O edital do seletivo de alunos é publicado, geralmente, no início da segunda quinzena de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário