Prefeitura de São Luís promove mais um fim de semana com programação cultural no Centro Histórico da capital
Programa Reviva Centro leva música, atrações culturais e brincadeiras infantis no fim de semana em que se celebrou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto

"A gestão do prefeito Edivaldo está sempre enaltecendo as riquezas de nossa cidade e nesta celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico não poderia ser diferente. Temos muito do que nos orgulhar, seja com o belíssimo conjunto arquitetônico, bem como com o patrimônio imaterial, que é nossa cultura. O Programa Reviva Centro está movimentando a região central da cidade e contribuindo para fortalecer o sentimento de pertencimento do ludovicense, prova disso é que grande parte do nosso público é morador daqui", ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A programação do Arte na Praça, um dos projetos do Programa Reviva, busca também valorizar grupos e artistas locais. Neste sábado (17), foi a vez da banda Mr. Simple, criada em São Luís em 2005. Atualmente já tem dois discos lançados. Com estilo predominante pop rock, o trio é formado por Paulo Pellegrini (voz e guitarra), Otávio Parga (baixo) e Vanessa Espíndola (bateria). O repertório levou ao público canções autorais, releituras e clássicos do pop rock nacional e internacional. "Quero agradecer e parabenizar a iniciativa da Prefeitura de trazer música e outras artes gratuitamente à população de São Luís. É nossa primeira vez tocando na Deodoro e é muito gratificante ver como o público respeita e está se apropriando deste espaço", destacou Paulo Pellegrini.

A ludovicense Giovana Figueiredo foi prestigiar o show ao lado da mãe, de 84 anos, e irmã. "Viemos trazer minha mãe para conhecer a Praça reinaugurada, ela ficou maravilhada, não reconheceu. Me emocionei quando vi, porque fazia muito tempo que não vinha aqui e fiquei impressionada de como está bonita. Minha irmã viu que teria show e eu já conhecia a banda, gostei muito. É a primeira vez que participo aqui, mas vou sempre que posso ao Passeio Serenata. A Prefeitura está de parabéns. São Luís já merecia isso há muito tempo", disse. Quem também aproveitou o show foi o casal Alex e Rosiane Sena, também participando pela primeira vez, mas já se programando para voltar.

INFANTIL
No domingo (18), a programação iniciou logo cedo, na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. Entre as atrações estiveram a Banda da Feirinha, o Tambor de Crioula São Benedito Flor de Laranjeira, o grupo Lealdade de Angola e o grupo Cantinho do Choro. Também animam o público a banda Andrezinho e os Brotos do Forró, com o melhor do forró pé de serra; e apresentação de Celu, com músicas consagradas da MPB. A tarde, foi a vez da criançada se divertir no Complexo Deodoro, com apresentação das atividades de recreação infantil dos grupos Nave e Cia Cara de Palco.

A festa ficou ainda mais completa com a estrutura montada com teatro de fantoches, pula-pula, pintura de rosto, música, muitas brincadeiras e surpresas. A pequena Maria Fernanda, de 1 ano e 10 meses, se divertiu bastante ao lado das outras crianças. Seus pais, Zélia Rocha e Fernando Eugênio, contaram que foram ao evento por acaso, mas que agora voltarão sempre. "Estamos gostando bastante, São Luís estava precisando disso. Viemos por acaso, não sabíamos da programação infantil e nos impressionamos. Agora que já sabemos, vamos acompanhar toda semana a programação nas redes da Prefeitura para não perder mais nada", falou Fernando Eugênio.

A mamãe do Gladson Gabriel, de 3 anos, Janaína Corrêa, contou como ele estava aproveitando a programação. "Nossa, ele está adorando, achando ótima. Pretendemos voltar outros fins de semana. Ele adora teatro e essas músicas infantis, não parou de brincar nenhum minuto". A programação para as crianças foi recheada de brincadeiras, jogos e atrações musicais, além de diversão com palhaços, contações de histórias e músicas engraçadas.
REVIVA CENTRO
O Programa Reviva Centro leva programação cultural gratuita a praças do Centro Histórico de São Luís, com música, teatro, dança e muito mais. Um dos objetivos é promover a revitalização da área central da cidade. Fazem parte os projetos Arte na Praça, Passeio Serenata, Sarau Histórico, Feirinha São Luís e Roteiro Reggae e ainda apresentação musical de choro, jazz e blues, atividades recreativas para as crianças e apresentações culturais. O programa segue com atrações até dezembro.

SAIBA MAIS
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado em 17 de agosto, data alusiva ao aniversário do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898. A data passou a ser celebrada em 1998, ano em que ele completaria seu centésimo aniversário. São Luís possui um conjunto arquitetônico com casarões seculares, dos séculos XVIII e XIX, sendo sobrados, casas térreas e solares, que lhe garantiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 6 de dezembro de 1997, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).
O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão, com cerca de 3000 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1400 pelo Iphan. Com uma arquitetura revestida por azulejos portugueses, a capital maranhense é a única cidade brasileira colonizada por franceses, também sofreu influência holandesa e portuguesa, nações que disputaram seu domínio no século XVII. Essa presença europeia ficou marcada nas edificações e no projeto urbanístico que a elevaram à condição de Patrimônio Histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário