window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

domingo, 25 de agosto de 2019

Prefeitura de São Luís instala canteiros grafitados em locais antes usados para descarte irregular na Avenida Litorânea

Sete canteiros serão implantados ao longo do calçadão da Litorânea para evitar que os espaços sejam usados como pontos de colocação de lixo; ação tem a orientação do prefeito Edivaldo e visa combater o descarte irregular de resíduos

Prefeitura de São Luís instala canteiros em locais antes usados para descarte irregular na Avenida LitorâneaA Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, está fazendo a revitalização de espaços antes utilizados para o descarte irregular de resíduos ao longo da Avenida Litorânea. Nas áreas estão sendo instalados canteiros grafitados e feito o plantio de mudas. O objetivo é chamar a atenção dos frequentadores da orla para os problemas causados pelo lixo. A ação integra o reordenamento dos serviços de limpeza urbana ao longo da via em vigor desde o dia 14 deste mês e segue a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior de requalificar os pontos de descarte irregular pela cidade.
Ao todo, sete canteiros serão implantados ao longo do calçadão da Avenida Litorânea, no lado oposto aos bares. Os locais antes eram ocupados pelas antigas caixas estacionárias que serviam para depósito de resíduos ao longo da via e que foram retiradas porque causavam o descarte irregular nas proximidades. Para evitar que os espaços continuassem a ser usados como pontos de colocação de lixo foram instalados os canteiros de modo a requalificar os espaços.
Nos canteiros foi feito o plantio de mudas de jasmim-manga plumélia, alamandas, grama amendoim, colins, periquito, agave-agulha, bouganville, cróton, entre outras. Os locais também receberam grafites do artista Gil Leros e placas que incentivam a preservação do meio ambiente e atitudes mais sustentáveis.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que a ideia é passar uma mensagem positiva para os frequentadores da orla da cidade, informando que um espaço público pode ser uma área ocupada por lixo ou por arte e que a diferença está na atitude de cada um. A iniciativa reforça o trabalho de limpeza realizado no local pela gestão do prefeito Edivaldo. "O lixo descartado de forma irregular causa um impacto muito negativo, pois dá a ideia de sujeira, não é algo agradável de ver. Mas uma área com o colorido das planta e do grafite se destaca na paisagem urbana pela sua beleza, nos dá uma sensação imediata de bem-estar. Esta é reflexão que queremos provocar. O lixo é responsabilidade de quem produziu. A atitude que cada pessoa tem em relação ao seu lixo é que vai determinar que tipo de ambiente nós teremos para conviver", disse.
REORDENAMENTO DA COLETA
O reordenamento da coleta ao longo da Avenida Litorânea teve início no dia 14 deste mês. Antes da mudança, o lixo produzido pelos bares, barracas e quiosques ao longo da via era colocado nos 20 contêineres espalhados pela avenida, o que causava o descarte irregular. Com o novo modelo de coleta, cada estabelecimento terá de fazer o acondicionamento dos seus resíduos em suas dependências e não mais dispor na via pública, e entregar diretamente ao agente de limpeza urbana em horários pré-determinados.
Também foi feita a substituição e instalação de novas lixeiras para uso pelos frequentadores da via. Agora haverá uma lixeira a cada 50 metros para descarte de garrafa PET, resíduos de papel e outros de pequenos volumes. Ao todo serão instaladas 130 lixeiras. Para as residências ao longo da via o serviço de coleta não será alterado, cabendo aos moradores fazer a disposição do resíduo doméstico, conforme os dias e horários da coleta.
Os demais serviços de limpeza da Avenida Litorânea seguirão sendo prestados regularmente e serão reforçados. Todos os dias são executadas ações de varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da praia. Além dos agentes de limpeza, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo descartado irregularmente na praia. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantido ainda um plantão de varrição todos os domingos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Desde o início da coleta diferenciada as equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana estão fazendo blitz informativas nos bares, barracas e quiosques, informando os proprietários e funcionários sobre as mudanças, os novos horários de coleta e como deve ser feito o acondicionamento dos resíduos. Neste fim de semana ocorre uma nova rodada da blitz informativa.
MAIS
Quais os horários da coleta para os bares da Avenida Litorânea?
Segunda-feira: 9h e 21h
Terça-feira a Sexta-feira: 21h
Sábados: 9h e 21h
Domingos: 9h e 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário