window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Programação de “Férias Culturais” é aberta na Feirinha São Luís

Com uma programação que une música, teatro, dança, histórias e tradições que fazem referência à cidade de São Luís, vem aí o Programa Férias Culturais, que vai movimentar, de 7 a 31 de julho, espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae, o Conheça São Luís e terá como novidades apresentações de Blues, Jazz e uma programação infantil. Promovido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a iniciativa tem como finalidade proporcionar, no mês das férias escolares, opções para que moradores e turistas conheçam mais sobre a riqueza e as belezas que fazem São Luís ser reconhecida como Ilha do Amor, Atenas Brasileira e Jamaica Brasileira. A abertura do programa aconteceu na Feirinha São Luís deste domingo (7).
“O programa Férias Culturais já é uma tradição nesta época, pois movimenta o Centro Histórico de São Luís com atrações culturais diversificadas, para todas as idades e públicos. Este ano, além dos espaços e atrações como saraus, passeios com guia de turismo e a Feirinha São Luís, vamos ter música clássica, programação infantil, entre outras novidades. Portanto, esse é um programa muito recomendado para as famílias ludovicenses, para os jovens, os turistas, enfim, para todos que queiram conhecer ou apreciar a nossa história e riquezas culturais”, destacou o prefeito Edivaldo Holanda Junior, ressaltando ainda a contribuição do Programa Férias Culturais entre as ações realizadas pela Prefeitura de São Luis para a revitalização do Centro Histórico.
Na Feirinha São Luís o evento ocupa a Praça Benedito Leite, espaço que, nos últimos dois anos, arregimenta grande quantidade de público, aos domingos. A Feirinha é mais uma iniciativa executada na gestão do prefeito Edivaldo para promover a dinamização do Centro Histórico, impulsionar o turismo e estimular a economia no município. Na praça, moradores e turistas são recebidos com uma programação animada e diversificada nas áreas da cultura, gastronomia, agricultura, arte, entre outras. O local receberá a programação do Férias Culturais durante todos os domingos de julho.
A secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, destaca o trabalho que vem sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo na área e ressalta o programa Férias Culturais como mais um momento de valorização da cidade, estímulo ao turismo e valorização da cultura local. “A gestão do prefeito Edivaldo tem fortalecido o turismo com diversas ações para atrair cada vez mais visitantes à capital maranhense. E o Férias Culturais vem com essa proposta de oportunizar ao visitante conhecer um pouco mais sobre a cidade por meio de atividades lúdicas, com muita alegria, criatividade e descontração”, observou a titular da Setur.
SARAU HISTÓRICO
Na próxima quarta-feira (10), acontece o primeiro Sarau Histórico desta nova edição do Férias Culturais. O evento acontece a partir das 19h, no Complexo Deodoro, espaço que foi amplamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Totalmente estruturado e ainda mais belo com seus novos equipamentos, a praça será palco do Sarau Histórico, que traz como temáticas os bustos de personalidades maranhenses que pontuaram como expoentes em diversas áreas – hoje expostos na Praça do Panteon, para onde retornaram durante as obras de revitalização do espaço. O Sarau Histórico também traz como tema O Mulato, um dos principias livros do maranhense Aluísio Azevedo, ícone da literatura brasileira. Este último acontece no dia 24 de julho.
O Sarau Histórico reúne literatura, teatro, música e história e, nas últimas edições, atraiu centenas de moradores e turistas ao Centro Histórico. No ato, atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história local.
PASSEIO SERENATA
Com a mesma proposta de promover um mergulho na história da cidade de São Luís por meio da representação de personalidades que marcaram a literatura e as artes, será realizado também como parte da programação do Férias Culturais o Passeio Serenata, nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite.
Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito Leite.
CONHEÇA SÃO LUÍS
Integra ainda as atividades do Férias Culturais, o programa Conheça São Luís, que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de julho, também com saída da Praça Benedito Leite, às 16h. Com o Conheça São Luís turistas e ludovicenses têm a oportunidade de conhecer e apreciar melhor cada detalhe da riqueza material e imaterial da cidade patrimônio da humanidade.
Durante a rota por ruas do Centro Histórico, atores representando personagens da história e das lendas locais surgem e contam fatos da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.
ROTEIRO REGGAE
É também durante a programação do Férias Culturais que a Jamaica brasileira ressurge com todo o molejo do ritmo que encanta os maranhense. O Roteiro Reggae, que nesta edição será realizado no dia 16 de julho, com saída às 19h da Praça Benedito Leite, promove um passeio no qual os participantes percorrem ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano e contando a origem do movimento regueiro em São Luís.
O cortejo é guiado por um grupo formado por DJs, dançarinos e admiradores do movimento reggae na capital. A rota inclui ainda os principais clubes de reggae que funcionaram ou estão em funcionamento na área do Centro Histórico, a feirinha de artesanato ligada ao ritmo, entre outros elementos da cultura regueira. O roteiro segue pela Avenida Dom Pedro II, Rua da Estrela, Praça da Faustina, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal e Rua do Trapiche.
As ações do Programa Férias Culturais incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-teima, no dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.
REVITALIZAÇÃO
As intervenções estruturais, executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís e ações culturais colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo têm atraído milhares de moradores e turistas ao Centro Histórico da capital, palco para o Programa Férias Culturais, e contribuindo para fortalecer o sentimento de pertencimento do ludovicense. As ações executadas visam reforçar o resgate dos espaços públicos do Centro, área que recebe atualmente um dos mais amplos projetos de revitalizações de logradouros públicos, prédios e monumentos históricos, o maior dos últimos 30 anos. São intervenções de grande relevância para a preservação da memória local e contribuem para estimular o turismo e setores econômicos da cidade, pois é neste setor de São Luís que estão os principais pontos turísticos da capital.
Um destes espaços restaurados é o casarão que abriga o Museu da Gastronomia Maranhense, espaço idealizado para exaltar e valorizar a cultura gastronômica do estado e entregue há menos de um mês. O Museu da Gastronomia Maranhense está localizado na Rua da Estrela e lá o visitante poderá conhecer um pouco mais da história e dos elementos que compõem a cozinha local. O espaço é resultado da parceria entre a Prefeitura, Iphan e Ministério do Turismo. O local também é local para realização de curso de gastronomia, o primeiro acontece nesta segunda-feira (08).
Integram ainda o pacote de requalificação a Praça Pedro II, o Complexo Deodoro – que compreende as praças Deodoro e Panteon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – além da Rua Grande, que está na fase final das obras. Passarão ainda por reformas o Largo do Carmo, a Praça João Lisboa e a Praça das Mercês, cujas obras terão início ainda no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário