window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Prefeito Edivaldo visita Casa de Passagem e recebe homenagem das crianças assistidas pela instituição municipal

Na ocasião, o prefeito prestigiou a festa junina organizada para as crianças, que o homenagearam pela passagem de seu aniversário, celebrado na segunda-feira (1º)

Prefeito Edivaldo visita Casa de Passagem e recebe homenagem das crianças assistidas pela instituição municipal
O prefeito Edivaldo Holanda Junior visitou, na manhã desta terça-feira (2), a Casa de Passagem, unidade municipal de acolhimento temporário para crianças, mantida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A visita integra o trabalho de rotina desenvolvido pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido no local, conversar com as crianças e com os funcionários que prestam serviço na instituição, para planejar melhorias visando ao bem-estar dos menores assistidos pela Casa. Na ocasião, o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e da titular da Semcas, Andréia Lauande, prestigiou a festa junina organizada para as crianças na instituição, oportunidade na qual também foi homenageado pela passagem de seu aniversário, celebrado na segunda (1º).
"Estamos sempre buscando estruturar melhor o serviço de acolhimento institucional prestado pelo município às crianças que passam por violações de direitos fundamentais ao seu bem-estar físico e emocional, e que por isso necessitam da intervenção do poder público para sua proteção. Fazemos um trabalho muito diligente e com total comprometimento para que todas elas tenham aqui os cuidados necessários, com muito amor e afeto nesse momento adverso de suas vidas. E constatar aqui que o trabalho está sendo muito bem feito e, além disso, receber essa linda homenagem das crianças assistidas nos deixa imensamente felizes e mais comprometidos ainda em fazer o melhor por esses pequeninos", afirmou o prefeito Edivaldo.
No local, o prefeito e a primeira-dama acompanharam as apresentações juninas das crianças. A ação integra as práticas executadas pela Casa visando à socialização e à integração dos menores assistidos, proporcionando-lhes momentos de lazer, alegria e descontração. A festividade no local culminou com um lanche coletivo, no qual o prefeito aniversariante cortou o bolo junino preparado especialmente para celebrar a data. Também foi homenageado com recitação de poesias escritas pelas próprias crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Abordando temas relacionados à vivência na Casa, os poemas declamados pelas crianças abordavam sua relação com a própria a instituição. "Ser acolhido é ter a garantia de aproveitar a infância. Brincamos, passemos, estudamos; fazemos coisas de criança. Saúde, lazer, educação, nada nos falta nesta instituição, e recebemos o prefeito Edivaldo para mostrar nossa gratidão", recitou K.C.S, de 15 anos, uma das adolescentes atendidas pela Casa.
Segundo a secretária da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, todo esse carinho demonstrado pelas crianças é reflexo do bom trabalho executado na instituição. "O prefeito Edivaldo tem a política social no município como uma prioridade em sua gestão e não tem medido esforços para fazer da Casa de Passagem um lugar onde as crianças vítimas de violações de direitos sejam acolhidas com muito afeto e tenham aqui suas necessidades supridas. Entretanto, realizamos um trabalho responsável para que essas crianças retornem às suas famílias de origem e sejam tiradas do acolhimento institucional, mas tendo todo o cuidado para que sua reinserção ao ambiente familiar seja feita com total garantia e segurança de que seu bem-estar será preservado", observou.
Ainda conforme a secretária, na instituição, as crianças têm acesso a toda a rede de saúde, educação, lazer; todas as refeições e cumprimento de agendas externas para passeios, entre outras atividades. O trabalho é realizado por equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e acompanhamento com cuidadores capacitados para a função.
ESTRUTURA
Atualmente, a Casa de Passagem atende 21 crianças, de zero a 17 anos de idade, apesar de a instituição ser destinada a menores até a faixa etária de 12 anos. "Entretanto, quando há grupos de irmãos onde todos necessitam do acolhimento, não se pode separá-los, então todos são atendidos pela Casa. Hoje temos um caso assim aqui na instituição", acrescentou Andréia Lauande.
A Casa de Passagem disponibiliza em sua estrutura dormitórios infantis, brinquedoteca, sala de TV e vídeo, biblioteca, área para recreação, refeitório, cozinha e salas administrativas.
ACOLHIMENTO
Além da Casa de Passagem direcionada ao acolhimento temporário de crianças, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semcas, mantém ainda mais três unidades de acolhimento por meio da execução direta, entre elas estão a Casa de Acolhida Temporária, voltada para o atendimento de famílias e adultos; o Abrigo Luz e Vida, que atende adolescentes; e o Abrigo Institucional para População em Situação de Rua do sexo masculino, no Centro Histórico.
Possui também convênio com duas instituições para execução indireta, entre elas o Grupo Solidariedade é Vida e Servos da Divina Providência\Lar Calábria, esta última executando o acolhimento em quatro Casas Lares. No total, a Semcas proporciona cerca de 360 vagas entre acolhimento institucional e familiar.
Ainda como parte da política socioassistencial desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo, a Prefeitura possui ainda o serviço de Família Acolhedora, que é uma modalidade de atendimento inserida no Plano Municipal de Acolhimento Institucional e Familiar para Crianças e Adolescentes da capital, com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos o acolhimento temporário por famílias cadastradas no serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário