window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-SS4D0CGZVY'); Pastor Moises Martins

Páginas

PUBLICIDADE

terça-feira, 4 de junho de 2019

Semmam realiza Semana do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira (4)

O objetivo do evento é conscientizar e sensibilizar a população sobre a necessidade dos cuidados com a natureza local e de suas responsabilidades com o planeta

A Prefeitura de São Luís vai celebrar a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 7 de junho, com uma ampla programação de atividades para conscientizar e sensibilizar a população sobre a necessidade de todos participarem dos cuidados com a natureza local e o planeta. Durante o evento serão realizadas palestras e apresentações culturais abordando a temática; oficinas de reutilização de materiais recicláveis, exibição de filmes educativos, plantio de mudas nativas, entre outras atividades.
As ações da Semana do Meio Ambiente serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comuma), com as participações do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), as secretarias municipais de Educação (Semed), Esporte e Lazer (Semdel), Segurança com Cidadania (Semusc), Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa) e o Programa Todos por São Luís.
Algumas das ações que fazem parte das estratégias de desenvolvimento e preservação do Meio Ambiente realizadas pela prefeitura de São Luís foram: urbanização e arborização de praças, o plantio de novas mudas em canteiros centrais, rotatórias, escolas, espaços públicos e outros logradouros da cidade; a implantação de 12 Ecopontos para coleta seletiva de resíduos sólidos, reduzindo o acúmulo de lixões e o impacto ao meio ambiente local; o recolhimento regular de pneus velhos e outros materiais inservíveis e o fechamento do Aterro da Ribeira.
A programação da Semana do Ambiente, será aberta no dia 4 de junho, às 14h30, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), órgão que coordenará as atividades, com as palestras “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e “O processo de profissionalização de resíduos sólidos em São Luís”, que abordará os avanços conquistados na área da coleta de resíduos implementada na gestão do prefeito Edivaldo, esta última proferida pela presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela. Também será realizada a homenagem “Mulher na preservação do meio ambiente” e, ainda apresentação cultural.
No dia 5, a programação segue com atividades realizadas no Parque do Bom Menino, entre elas está a feira de produtos orgânicos e artesanatos confeccionados com material reciclado; oficinas de origami e de reutilização de produtos recicláveis. No local acontece ainda, das 8h às 12h, o Circuito Saúde, que ofertará aos visitantes serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, testes rápidos de glicemia e HIV, vacinação humana e animal, consultas médicas nas especialidades de clinico geral e ginecologia. As ações de saúde serão promovidas por meio do programa Todos por São Luís, colaborador do evento.
A titular da Semmam, Maluda Fialho, destacou a iniciativa como uma importante estratégia no processo de educação ambiental da população. “Os problemas ambientais só serão superados quando mudarmos nossos paradigmas e com uma ação conjunta entre o poder público, todos os setores da sociedade e o engajamento da população. A proposta da Prefeitura para Semana do Meio Ambiente é de uma programação que leve as pessoas a refletirem como podem contribuir com a preservação do meio ambiente. É um convite a serem partícipes da gestão do nosso bem maior: os recursos naturais. A gestão do prefeito Edivaldo tem investido muito e avançado no processo de educação ambiental, promovendo ações significativas para a preservação do meio ambiente local”, observou a secretária Maluda Fialho.
As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente encerram com a palestra “A Importância da Preservação do Meio Ambiente”, ministrada a alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Raimundo, seguida de plantio de mudas nativas na área da escola, com a participação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário